Com retroescavadeira, ex-funcionário invade fábrica da Mercedes e atinge carros
Ato seria um protesto contra possíveis demissões em massa na montadora. Homem usou retroescavadeira para derrubar portão e danificar carros
Inconformado com a demissão em massa em uma fábrica espanhola da Mercedes-Benz, um ex-funcionário, de 38 anos, invadiu o pátio da montadora e causou danos em pelo menos 50 vans da marca alemã. Não houve feridos no ocorrido.
O homem teria furtado uma retroescavadeira e percorrido 21 quilômetros para destruir os automóveis. O ato seria um protesto contra possíveis demissões em massa, segundo os diários espanhóis “El Mundo” e “El Diário”.
O caso foi registrado na noite de 31 de dezembro, em Vitória, no Norte da Espanha. Com a retroescavadeira, o suspeito ainda danificou vias públicas ao longo do percurso entre Legutiano e a cidade onde a montadora está instalada.
Assista e leia também
Banco do Brasil anuncia venda de 1,4 mil imóveis com descontos de até 70%
2021 tem 9 feriados nacionais, 3 prolongados e 2 no sábado; veja a lista
Segundo a imprensa espanhola, o ex-funcionário já foi preso pela polícia local e aguarda julgamento. Ele trabalhou na montadora entre 2016 e 2017, e não teve o contrato renovado.
Para invadir o pátio da montadora, o homem derrubou o portão com o veículo pesado e destruiu 50 vans dos modelos Classe V, EQV e Vito. O valor estimado do dano é calculado em pelo menos 2 milhões de euros (R$ 12,9 milhões).
Desde o início de dezembro, funcionários da montadora convivem com a apreensão de possíveis demissões.
Operários chegaram a fazer manifestações cobrando a permanência dos empregos, pois a implementação de um novo modelo de divisão de turnos, anunciada pela empresa, causaria a demissão de até 15% dos colaboradores.