Biden diz que Trump é ‘responsável’ por ter contraído Covid-19
Democrata afirmou que usa máscara como "responsabilidade patriótica" e acusou Trump de não se proteger
O candidato presidencial democrata Joe Biden disse, na noite desta segunda-feira (5), que Donald Trump é “responsável” por contrair o novo coronavírus, culpando o presidente americano por não usar máscaras e não seguir as diretrizes de distanciamento social.
“Qualquer pessoa que contrair o vírus basicamente dizendo, ‘máscaras não importam, distanciamento social não importa’, eu acho que é responsável pelo que acontece com eles”, disse Biden sobre Trump em uma sabatina da NBC em Miami.
Assista e leia também:
Trump tira máscara ao retornar para a Casa Branca apesar de ainda ter Covid-19
O impacto da Covid-19 de Trump na reta final da campanha
Fauci acredita que coquetel de anticorpos ‘fez diferença’ para melhora de Trump
O comentário foi a crítica mais direta de Biden a Trump desde que o presidente revelou na manhã de sexta-feira que havia testado positivo para o vírus.
Segurando uma máscara, Biden disse: “eu vejo o uso dessa máscara, não tanto para me proteger, mas como uma responsabilidade patriótica.”
Biden disse esperar que a doença de Trump envia uma mensagem aos americanos de que as máscaras e o distanciamento social são importantes e podem salvar vidas.
O democrata, porém, se disse preocupado com um vídeo postado no Twitter de Trump que a seu ver minimiza os riscos de se contrair Covid-19.
“Não tenha medo de Covid. Não deixe que ele domine sua vida”, disse Trump horas antes de partir do centro médico Walter Reed.
“Você tem cerca de 1.000 pessoas por dia pegando o coronavírus. É uma preocupação significativa. Espero que ninguém saia com a mensagem pensando que não é um problema”, disse Biden. “É um problema sério. É uma pandemia internacional.”
Ele também afirmou que “não ficou surpreso” quando Trump testou positivo para o vírus.
“Nos últimos três meses, três vezes por semana, estou no telefone e no Zoom com alguns dos principais imunologistas do país, e eles passam por tudo o que está acontecendo. E então a ideia de que Covid-19 não se espalha nas proximidades quando você não usa uma máscara, quando há grandes grupos de pessoas, quando você está dentro de casa em particular e mesmo quando está fora… isso não é surpreendente”, disse Biden.
O democrata observou que mais de 210.000 pessoas nos Estados Unidos morreram por complicações do novo coronavírus e disse: “a expectativa é que, se nada mudar, teremos mais 200.000 mortos até o final do ano. São 400.000 mortos, Deus nos livre se isso acontece”.