Comissão que discute reforma tributária tenta se reunir de novo nesta sexta
Por ser mista, haverá a participação virtual tanto de deputados quanto senadores
A Comissão Mista da Reforma Tributária remarcou para hoje, às 14h, a retomada dos trabalhos, depois de não conseguir se organizar para fazer a reunião dessa quinta-feira (30).
Por ser mista, haverá a participação virtual tanto de deputados quanto senadores. A comissão foi criada em fevereiro, chegou a se reunir duas vezes, mas com a pandemia e a total falta de consenso em torno da proposta não prosperou.
Leia também:
Congresso adia primeira reunião da reforma tributária
Maia vê “muita desinformação no debate da reforma tributária”
O cancelamento da reunião de quinta-feira foi alvo de críticas. “Uma semana perdida neste momento não é algo positivo para quem quer aprovar a reforma tributária”, afirmou à CNN o deputado Luís Miranda, presidente da Frente Parlamentar da Reforma Tributária, um grupo maior que faz debates sobre o tema.
Já que não teve encontro da comissão, ontem o relator da proposta Agnaldo Ribeiro participou de um encontro com a Frente Parlamentar. Ele defendeu aprovação da reforma por meio de proposta de emenda constitucional (PEC) – o que é diferente da sugestão do governo, que apresentou um texto pontual e no formato de projeto de lei.
Já há duas PECs em tramitação.
Deputados sugeriram incluir na discussão uma terceira, a PEC 128, que trata da unificação dos tributos federais em uma alíquota e a junção dos tributos locais em outra.