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    Após atualização da Apple, Facebook vai limitar coleta de dados por anunciantes

    A rede social disse nesta quarta-feira que adotará novos protocolos de anunciantes com mudanças em suas ferramentas de publicidade

    Dados de mais de 500 milhões de contas do Facebook foram expostos na internet
    Dados de mais de 500 milhões de contas do Facebook foram expostos na internet Foto: Dado Ruvic - 29.out.2014/Reuters

    Reuters

     

    O Facebook disse nesta quarta-feira que, após a Apple lançar a atualização do iOS 14.5, adotará novos protocolos de anunciantes com mudanças em suas ferramentas de publicidade. A mudança deve limitar a eficácia dos recursos de coleta de dados usados pelos anunciantes.

    A maior empresa de mídia social do mundo está em desacordo com o recurso ‘App Tracking Transparency’ (aplicativo de rastreamento de transparência, na tradução livre) da Apple, que deve entrar em ação com a última atualização de software do iPhone na próxima semana, e permite aos usuários bloquearem o rastreamento de anunciantes em diferentes aplicativos.

     

    A Apple diz que defende os direitos de privacidade dos dados, mas enfrenta críticas do Facebook, desenvolvedores de aplicativos e startups cujos modelos de negócios dependem de rastreamento de publicidade.

    Segundo o Facebook, as mudanças em suas ferramentas de anúncio limitariam a maneiras pelas quais o público-alvo pode ser selecionado e como o sucesso de uma campanha publicitária é medido.

    A empresa disse que está investindo em tecnologias que aumentam a privacidade para minimizar a quantidade de dados coletados dos usuários.

    O Facebook e a Apple também se envolveram com as taxas de comissão que o fabricante do iPhone cobra dos aplicativos listados em dispositivos iOS, com a gigante da mídia social apoiando os pequenos desenvolvedores mais afetados pela política.

    (Reportagem de Nilanjana Basu e Munsif Vengattil em Bengaluru; Edição de Ramakrishnan M.)