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    Regulador da Alemanha amplia investigação sobre Facebook e Oculus

    A mudança ocorre após uma legislação estabelecer novas regras para empreendimentos de importância fundamental para a concorrência entre os mercados

    Ilustração com logo do Facebook
    Ilustração com logo do Facebook Foto: Johanna Geron/Reuters

    Douglas Busvine, da Reuters

    O regulador antitruste da Alemanha disse nesta quinta-feira (28) que está ampliando o escopo de sua investigação contra o Facebook, relacionada à ligação entre seus produtos da marca de realidade virtual Oculus e a plataforma de mídia social.

    A mudança ocorre após uma legislação entrar em vigor no início do mês estabelecendo novas regras para “empreendimentos de importância fundamental para a concorrência entre os mercados”, disse a Agência Federal de Cartéis em comunicado.

    “Um ecossistema que se estende por vários mercados – posição quase incontestável de poder econômico – é particularmente característico”, disse o chefe do órgão, Andreas Mundt.

     

    “Em vista da forte presença do Facebook e suas unidades WhatsApp e Instagram, tal posição pode ser considerada existente. Este é o primeiro caso em que colocamos as novas disposições em uso”, acrescentou.

    Embora a supervisão antitruste na União Europeia esteja principalmente nas mãos de seu executivo com sede em Bruxelas, Mundt adotou uma abordagem ativista em relação ao Facebook e o que considera um abuso de seu domínio de mercado.

    Mundt emitiu uma ordem em fevereiro de 2019 para limitar a coleta de dados de usuários pelo Facebook, desencadeando uma batalha judicial prolongada que continua em andamento.