Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Foi Black Fraude? Cerca de 35% das promoções da data não teve desconto real

    Mas o número de promoções da Black Friday cresceu 22,6% em relação ao ano passado, segundo a Promobit, plataforma de monitoramento de preços

    Movimentação no comércio do centro de São Paulo (SP), na sexta-feira (27): muitas promoções foram 'fajutas'
    Movimentação no comércio do centro de São Paulo (SP), na sexta-feira (27): muitas promoções foram 'fajutas' Foto: Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo

    Raphael Coraccini, colaboração para o CNN Brasil Business

    Muitos gostam de chamar a Black Friday de “Black Fraude”. Mas, em número de ofertas, em 2020 a história foi diferente. O número de promoções nas 24 horas de Black Friday cresceu 22,6% em relação ao ano passado, segundo a Promobit, plataforma de monitoramento de preços na internet.

    Foram contabilizadas 2.544 ofertas aprovadas entre a meia noite e as 23h59 da sexta-feira. No ano passado, o número total foi de 2.075.

    Leia também:
    Magazine Luiza dobra as vendas na Black Friday e tem o melhor mês da história
    Cyber Monday: computadores e climatizadores são destaques, segundo o Google

    Porém, quando se analisa a qualidade das promoções, aparece a “Black Fraude”. A proporção de ofertas fajutas aumentou bastante neste ano, segundo o Promobit. As promoções bloqueadas representaram 35% do total.

    Isso quer dizer que elas não apresentaram um desconto real comparado ao histórico dos últimos três meses e por isso foram vetadas pelo comparador. No ano passado, a porcentagem foi de 26,45%.   

    Entre as categorias com maior número de ofertas, os smartphones são os campeões, com 4,6% do total de promoções durante a Black Friday, seguido pela categoria de calçados masculinos, com 3,1%. Roupas femininas, roupas masculinas e livros têm 3% do total. TVs somam 2,8%.

    Cyber Monday

    Em 2019, a liderança foi da categoria de calçados masculinos, com 4% do total das promoções. Em seguida, os smartphones, com 3,1%.

    Os descontos seguem nesta segunda-feira. Nos Estados Unidos, a data é conhecida como Cyber Monday por conta do aumento das promoções no setor de eletrônicos. No Brasil, porém, a data ainda engatinha e é muito menos “cyber” do que lá.

    Até às 16 horas, 592 promoções foram aprovadas na plataforma da Promobit, o que representa um crescimento de quase 50% em relação ao ano passado. Os videogames são os campeões de oferta. O PlayStation 4 registrou aumento de 7,1% no número de descontos.

    Os itens que vêm em seguida entre os que têm maior número de promoções são os de moda feminina, com 4,5%, e moda masculina, com 3,9% do total de ofertas na Cyber Monday.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook