Cinemas de SP se preparam para reabertura
Curador do Cine Petra Belas Artes, Sturm avaliou que 'não há efetivamente aglomeração' em cinemas e teatros; ele ainda classificou antecipação
Ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo e curador do Cine Petra Belas Artes, André Sturm avaliou, em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (6), como importante a decisão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de antecipar a reabertura para os cinemas.
Na avaliação dele, trata-se de um setor que perdeu totalmente o faturamento com as medidas de isolamento e que consegue retomar com segurança e sem aglomerações – que, segundo ele, são mais típicas de shows e não de cinemas e teatros.
“É uma medida importante. Muita gente quer sair de casa – claro que com cuidado e todas as questões de segurança – e nos cinemas e teatros não há, efetivamente, aglomeração. Você senta na sua cadeira e lá fica durante uma ou duas horas”, defendeu ele.
Leia também:
Doria antecipa abertura de cinemas, teatros e academias
‘Expectativa é reabrir as academias o mais rápido possível’, diz Gustavo Borges
Cinema drive-in se torna alternativa para paulistanos cinéfilos na pandemia
“Sem querer prejudicar nenhuma categoria, mas é diferente de um show de rock em que fica todo mundo em pé, próximo e se movimenta. No cinema, não. Você senta e fica assistindo à sua sessão. Então, tomando cuidados, é uma maneira de a gente possibilitar que as pessoas voltem a se divertir”, acrescentou.
Sturm afirmou que o setor é importante do ponto de vista econômico e emprega muitas pessoas, além de atrair público para os shoppings. Ele ainda refletiu sobre como o fechamento das salas de cinema – em 17 de março – afetou o setor.
“O cinema não tem delivery, né? Não temos como entregar algo. Fomos de um faturamento normal para zero de uma hora para a outra, com uma despesa muito elevada e sem perspectiva”, descreveu, acrescentando que, apesar da crise, o Cine Petra não demitiu funcionários e conseguiu abrir o Drive-in, no Memorial da América Latina. “Está sendo um escape e possibilidade de receita”, considerou.
Com a expectativa da retomada, Sturm listou medidas que serão adotadas nas salas de cinema. “Todos os funcionários estarão com as duas máscaras – de tecido e de plástico –; pessoas que forem juntas, podem sentar juntas; quem não se conhece, senta com uma cadeira vaga de cada lado; higienização a cada sessão; álcool gel na bilheteria, portaria e banheiros”, detalhou Sturm, que concluiu: “Vai ter todo o cuidado para que as pessoas possam se sentir 100% seguras”.