TV transparente, smartphone que enrola e gadget de sorvete: as novidades da CES
De um smartphone “enrolável” e TVs transparentes a um misturador de batom de US$ 299, aqui estão os destaques da feira de tecnologia até agora
A feira Consumer Electronics Show (CES) virtual já dura dois dias e vimos grandes anúncios de tecnologia de empresas como LG, Razer e até mesmo Yves Saint-Laurent e L’Oreal. De um smartphone “enrolável” e TVs transparentes a um misturador de batom de US$ 299, aqui estão os destaques da feira de tecnologia até agora.
Se você ainda não leu, no primeiro dia cobrimos gadgets de tecnologia à prova de pandemia e o que esperar no incomum deste ano feira de tecnologia.
Entretenimento, jogos e home office
Cada vez mais, vemos a categoria de entretenimento doméstico se cruzar com a tecnologia para o home office.
É o caso do surpreendentemente elegante laptop Acer Predator Triton, feito tanto para jogos quanto para trabalhar em casa. “Normalmente, um laptop rápido para game é muito grande, muito gordo e com ventiladores muito barulhentos”, disse o presidente da Acer Pan America, Gregg Prendergast.
Também estão gerando burburinho no ambiente doméstico os telefones, TVs, desktops e relógios.
Mesmo que a resolução 8K ainda estejamos anos longe de ser popular, os fabricantes de TV estão apostando na tecnologia de ultra alta resolução.
A TCL, conhecida por seus produtos caros, anunciou uma linha completa de smart TVs Roku que suportam 8K. Nada foi dito sobre o preço ainda, mas se a TCL puder tornar sua nova linha mais acessível do que os US$ 2 mil a US$ 50 mil (cerca de R$ 10 mil a R$ 267 mil) que as TVs 8K custaram até agora, isso ajudaria a impulsionar os criadores de conteúdo e fabricantes de jogos a adotarem o 8K também.
As TVs também terão telas transparentes em 2021. A LG revelou uma TV transparente de 55 polegadas na segunda-feira que se assemelha a uma folha de vidro.
É uma tendência que está crescendo entre fabricantes de TV como Xiaomi e Panasonic, embora os primeiros produtos ainda sejam caros e raros. A LG não anunciou o preço e não disse se o produto estará disponível comercialmente.
A LG também exibiu um telefone, chamado LG Rollable, cuja tela pode rolar para torná-lo um tablet. Ele chegará ao mercado ainda este ano, presumivelmente voltado para pessoas que desejam usar a Netflix em trânsito, mas também desejam um tablet que caiba em seus bolsos.
“Este dispositivo rolável é um olhar exploratório sobre o que o futuro dos smartphones pode trazer”, escreveu a LG em um comunicado à imprensa. Poucos detalhes sobre o telefone estavam disponíveis, mas a empresa disse à CNN Business em um comunicado que o LG Rollable “será lançada neste ano”.
A Samsung lançará mais notícias sobre o telefone no final desta semana, quando anunciar sua linha Galaxy S21.
A Sony também anunciou uma nova marca de drones chamado Airpeak, destinado a fotógrafos e cinegrafistas profissionais. Ela deve chegar ao mercado no primeiro semestre.
Estilo de vida
Algumas das melhores partes da CES a cada ano são os gadgets excêntricos para estilo de vida e beleza. Em 2021, a ColdSnap vai lançar um produto que serve sorvete em um pod, e a L’Oreal tem um misturador de batom de US$ 299 (cerca de R$ 1.595) chamado Perso que usa inteligência artificial para identificar a cor e a mistura perfeita de batom para você em sua casa.
O Perso usa três cartuchos de batom (comprados separadamente por US$ 100, cerca de R$ 534 adicionais) e funciona com um aplicativo iOS e Android. O produto já havia sido lançado na CES em 2020, mas a notícia deste ano é que ele será lançado neste trimestre, e em vez da solução para a pele que deveria ser, o Perso agora se voltou para os batons, um mercado menos saturado.
A L’Oreal também está promovendo um chuveiro para cabeleireiro que, segundo ela, economiza 80% mais água, ao diminuir as gotas para ser mais eficiente.
Os salões de beleza podem conectar este chuveiro a seus sistemas pré-existentes e usá-lo para economizar água e produzir “espuma em nuvem” com seus xampus, condicionadores e produtos em pó.
É claro que nem todo mundo usa batom e vai ao salão em meio à pandemia. “Também estamos construindo soluções para casa, com o objetivo de criar tecnologia sustentável em qualquer lugar que os consumidores usem nossos produtos para os cabelos”, disse o vice-presidente global da L’Oreal Tech Incubator, Guive Balooch.
“As pessoas estão comemorando mais marcos e ocasiões em casa, e usar batom continua a ser um ritual de beleza que as faz se sentir bem”.
O que realmente é adequado aos tempos pandêmicos é a nova máscara facial da Razer.
Conhecida por seus acessórios coloridos para gamers, a Razer anunciou um projeto-conceito na terça-feira (12). Trata-se de uma máscara facial N95 que chamou a atenção nas redes sociais por seus efeitos de luz brilhantes – ela pode piscar em cores diferentes e liberar o ar. Ele também inclui uma luz ultravioleta desinfetante. A empresa também lançou um conceito de cadeira para jogos.
Por enquanto, os dois produtos são apenas ideias que a Razer está considerando para ouvir o feedback da comunidade de gamers, sem planos de trazê-los ao mercado.
(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).