Itamaraty diz que 13 brasileiros estão em escola aguardando saída de Gaza
Ministério afirmou que está sendo feita uma intermediação para que não haja bombardeio sobre eles
O Itamaraty confirmou à CNN que 13 brasileiros estão alojados em uma escola aguardando a saída da Faixa de Gaza. As demais pessoas preferiram aguardar o traslado em suas casas.
Segundo o ministério, está sendo feita uma intermediação para que não haja bombardeio sobre eles.
De acordo com informações da analista de política da CNN Jussara Soares, o embaixador Alessandro Candeas, representante do Brasil junto à Palestina, aguarda a autorização do Egito para providenciar a evacuação de brasileiros pela passagem de Rafah.
O grupo de 28 pessoas, das quais 15 são crianças, será removido em dois ônibus, que serão identificados com a bandeira do Brasil para evitar que sejam alvos de ataques na área de conflito.
Lista
À CNN, o embaixador Alessandro Candeas relatou que a lista de brasileiros a serem repatriados foi entregue ao Egito, às autoridades de Israel e também ao “grupo que controla de fato” a Faixa de Gaza para garantir “a segurança” dos brasileiros. O embaixador, porém, reforçou que não há relação oficial com o grupo radical islâmico Hamas, que domina a região.
De acordo com o diplomata, a saída dos brasileiros será providenciada tão logo o Egito autorize a entrada no país. Segundo Candeias, as autoridades egípcias receberam a lista das pessoas que cruzaram a fronteira no último domingo (8), um dia após o início do conflito, mas não houve resposta.
*Com informações de Jussara Soares, da CNN
Veja também: Brasileiro que estava em festival em Israel relata como fugiu de ataques