Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Economista analisa fala de Guedes: ‘processo de hiperinflação não é instantâneo’

    Para Samuel Pessôa, o ministro da Economia "exagerou um pouco"

    Da CNN, em São Paulo

     

    O economista Samuel Pessôa, da Fundação Getulio Vargas, explicou em entrevista à CNN que o processo de hiperinflação não é instântaneo, como disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao afirmar que o Brasil pode “ir para uma hiperinflação muito rápido”. 

    Na avaliação de Pessôa, Guedes exagerou um pouco. “A direção que ele falou é correta. Eu só não acho que o processo é instantâneo”, disse.

    Assista e leia também:

    Focus: mercado já prevê inflação de 2020 em 3,2%

    “Não é que a inflação deste ano vai ser 3% e a do próximo, 20%. Mas, se não resolvermos o problema da dívida pública e do fiscal brasileiro, as pessoas vão ficar com muitas dúvidas sobre a solvência do país, o dinheiro vai continuar saindo e o câmbio andando. Com o câmbio andando, gera a inflação de alimentos”, afirma.

    Para Paulo Guedes, as privatizações podem ser fundamentais para reduzir a dívida pública. Pessôa, por sua vez, discorda.

    “Pode até ajudar, mas não pode ser o foco da política fiscal. O foco da política fiscal é o desiquilibrio do gasto público no Brasil. Temos que resolver esse problema”.