Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PIB do Japão tem queda recorde de 27,8% no 2º trimestre em base anualizada

    A terceira maior economia do mundo encolheu 7,8% em comparação com o trimestre anterior, com declínio de 27,8% no comparativo anual em meio à pandemia

    Kaori Enjoji

    O Japão reportou, nesta segunda-feira (17), seu pior PIB já registrado, à medida em que a pandemia de Covid-19 afeta o consumo no país.

    A terceira maior economia do mundo encolheu 7,8% no segundo trimestre em comparação com o trimestre anterior, disse o gabinete japonês nesta segunda-feira. Isso se traduziu em uma taxa anual de declínio de 27,8%, a pior desde que os registros modernos começaram em 1980 e o terceiro trimestre consecutivo de contração.

    Leia também:
    Bolsa ganha 900 mil novos investidores durante a pandemia

    O consumo, que responde por mais da metade da economia do Japão, caiu 8,2% no trimestre, uma vez que os negócios em todo o país fecharam durante uma emergência nacional de seis semanas entre abril e maio.

    A demanda externa reduziu três pontos percentuais do PIB no trimestre, já que o comércio global secou.

    “A falta de uma resposta política coerente é realmente assustadora. Precisamos de uma resposta sábia, cautelosa e ampla para essa situação terrível. É exatamente o que [o primeiro-ministro] Abe carece no que diz respeito à maneira como estão lidando com as coisas.” disse Noriko Hama, professora da Doshisha Business School, parte da Doshisha University.

    O governo japonês avançou com um plano subsidiado para impulsionar as viagens domésticas em meados de julho, quando novos casos de vírus começaram a surgir.

    O Japão registrou mais de 19.000 novos casos de vírus somente em agosto, o que é cerca de um terço do número total de infecções que o país registrou durante toda a pandemia.

    Muitos economistas alertam que várias medidas de alívio adotadas em dois pacotes de estímulo econômico no início deste ano expirarão em setembro, representando um risco para as pequenas e médias empresas que compõem a maior parte da economia japonesa.

    O Japão registrou 55.426 casos confirmados de coronavírus e 1.101 mortes relacionadas ao vírus, anunciou o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão na segunda-feira.

    Tópicos