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    E-commerce no Brasil tem melhor novembro em sete anos; com alta de 38%

    Foram R$ 12,4 bilhões vendidos, a maior expansão para novembro desde 2013

    Talita Nascimento, do Estadão Conteúdo

    Ecommerce; vendas pela internet; cartão de crédito; Mastercard
    Foto: Mastercard

    As vendas do e-commerce no Brasil cresceram 38% em novembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019. Foram R$ 12,4 bilhões vendidos, a maior expansão para novembro desde 2013.

    Segundo dados da EbitNielsen, praticamente a metade deste faturamento foi alcançado nos cinco dias de promoções da Black Friday.

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    Entre 26 e 30 de novembro, o comércio eletrônico vendeu R$ 6 bilhões, alta de 26,4%, o maior crescimento desde 2014. “Os principais fatores que contribuíram para o resultado foram: a maior bancarização dos brasileiros, pela necessidade do auxílio emergencial, a retomada da economia, ainda que abaixo da expectativa, e ao fato de as empresas terem explorado bem os descontos e as atratividades do ambiente online”, afirmou a líder da EbitNielsen, Julia Avila.

    Em novembro, foram gerados 24,1 milhões de pedidos, incremento de 25,3% sobre 2019. Desse total, o estado de São Paulo foi responsável por 40,9%; seguido por Rio de Janeiro, com uma fatia de 12,4%; Minas Gerais, com 9,6% dos pedidos; e Paraná, com 6,3%. Produtos de moda feminina lideraram as vendas nas três principais praças. Em São Paulo, essa categoria representou 7% das encomendas; no RJ, 6,7%; e MG, 6,6%.

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