Ford faz parceria com Google para carros conectados e quer reagir ao mercado
Depois de comunicar o fechamento de suas fábricas em todo o Brasil, a montadora americana vê no Google um futuro para os seus carros elétricos
Depois de comunicar o fechamento de suas fábricas e uma reestruturação das operações em todo o Brasil, a Ford anunciou nesta segunda-feira (1º) uma parceria estratégica para acelerar sua transformação digital. Em um projeto global com o Google, a montadora quer investir em carros conectados e impulsionar a inovação na sua linha de produção.
Segundo as empresas, o foco do acordo é melhorar a experiência do cliente, agilizar a modernização do desenvolvimento de automóveis e acelerar a implementação de modelos de negócios baseados em dados. Para isso, as marcas criaram um grupo colaborativo misto, denominado Team Upshift, para aproveitar a expertise de profissionais dos dois lados do mercado.
Com prazo inicial de seis anos, a partir de 2023, todos os veículos da Ford e de sua subsidiária de luxo, a Lincoln, independente da faixa de preço, passarão a contar com o sistema Android embarcado e com integração aos principais serviços da big tech, incluindo Google Cloud como o provedor de nuvem preferencial.
No fim deste ano, o Google já começa a trabalhar no projeto para desenvolver produtos personalizados tendo como base a inteligência artificial, a aprendizagem da máquina e a análise de dados.
Apesar de não divulgar o custo do contrato, as companhias adiantam que a adoção do sistema operacional vai permitir que os principais aplicativos do Google estejam dentro dos carros da fabricante, como o Assistente, o Maps e o Play.
“Também permite que outros desenvolvedores criem aplicativos que proporcionem um uso cada vez mais personalizado e constantemente aprimorado”, diz a montadora.
Este é mais um movimento da Ford para reverter os resultados dos últimos meses, quando a marca viu sua receita despencar em meio a pandemia do novo coronavírus. Em todo o mundo, a companhia tem se reorganizado na tentativa de se mostrar uma forte competidora frente a um cenário global de constantes inovações tecnológicas.
“Enquanto promovemos a transformação mais profunda da nossa história com eletrificação, conectividade e direção autônoma, o Google e a Ford juntos estabelecem uma potência de inovação verdadeiramente capaz de fornecer uma experiência superior para nossos clientes e modernizar nossos negócios”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
Já o CEO do Google, Sundar Pichai, ressalta que a empresa já tem trabalhando para criar produtos e serviços essenciais e personalizados para a montadora.
“Temos orgulho de fazer essa parceria para aplicar o melhor da inteligência artificial, análise de dados, computação e plataformas de nuvem do Google para ajudar a transformar os negócios da Ford e construir tecnologias automotivas que mantenham as pessoas seguras e conectadas na estrada”.