Black Friday é Natal dos golpistas: Veja os canais mais usados e fuja de ciladas
Thiago Tavares, presidente da Savernet, listou as fraudes mais comuns nesta data e como evitá-las
Assim como as vendas da Black Friday, as reclamações estão a todo vapor no Brasil. Somente nas primeiras horas do dia, o site Reclame Aqui registrou 4.850 queixas contra estabelecimentos comerciais. De acordo com a plataforma, o volume é 45% maior do que o mesmo período do ano passado, com média de 115 reclamações por hora.
Thiago Tavares, presidente da Savernet, listou à CNN os principais canais utilizados por golpistas para que o consumidor fuja deles.
“A Black Friday é considerada o Natal dos golpistas. Existem muitas contas falsas em redes sociais e sites clonados tentando aplicar todo tipo de golpe. Desde vender produtor que jamais serão entregues até coleta de dados através de falsos cupons de descontos. É preciso ficar muito atento antes de efetuar uma transação”, aconselhou.
Segundo Tavares, os canais favoritos usados por golpistas na Black Friday 2020 são:
– redes sociais;
– apps de mensagens de forma geral, incluindo o WhatAapp;
– SMS;
– perfis falsos e clonados de estabelecimentos verdadeiros.
Leia e veja também:
Black Friday: Reclamações crescem 45% nas primeiras horas do evento
Procon-SP registra 168 reclamações e 41 denúncias sobre Black Friday até 9h
Correspondente Médico: Como controlar o impulso de comprar na Black Friday?
O especialista reforçou que utilizar a verificação em duas etapas nos aplicativos também é um aliado importante para evitar fraudes e roubo de dados bancários.
“Estamos com uma campanha para conscientizar os usuários sobre como ativar a verificação em duas etapas, algo que todo mundo pode fazer e está disponível nos apps das redes sociais. Isso protege contra clonagem das contas”, explicou.