Caixa autoriza pausa ou redução de pagamento da casa própria por até 6 meses
A Caixa anunciou nesta segunda-feira (7) que o pagamento das parcelas da casa própria poderá ser adiado diante da comprovação da perda de renda
A Caixa Econômica Federal anunciou um programa de alívio no pagamento das parcelas do apartamento ou da casa própria para os próximos meses. Quem está pagando um financiamento imobiliário pelo banco poderá reduzir ou mesmo suspender o pagamento das parcelas, a depender da condição econômica.
Para pessoas que estão recebendo o auxílio emergencial ou o seguro-desemprego, o banco está permitindo a suspensão total do pagamento das prestações pelos próximos seis meses.
Os demais clientes da Caixa com financiamento imobiliário que tiveram a renda reduzida também poderão solicitar redução do valor da parcela.
O banco está permitindo redução de 25% no valor da prestação por até seis meses e de 25% a 75% por até três meses. Nos dois casos, é preciso apresentar uma autodeclaração de perda de renda.
Já para quem apresentar comprovação documental da perda de renda pode solicitar redução de 75% a 100%, desde que não esteja recebendo seguro-desemprego ou auxílio emergencial.
Os valores reduzidos ou suspensos serão diluídos ao longo de todas as demais parcelas sem que o contrato seja estendido. Portanto, se o contrato tem, por exemplo, 30 meses a serem quitados, o valor suspenso ou reduzido será distribuído igualmente por todas essas parcelas a serem quitadas.
Para solicitar redução ou suspensão do pagamento é preciso acessar o aplicativo da Caixa chamado Habitação Caixa ou entrar em contato pelo telefone 0800 104 0104.