Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prova de Vida para beneficiários do INSS fica suspensa até 31 janeiro

    Prazo para suspensão da medida terminava nesta quarta-feira (30), mas o governo decidiu prorrogar a interrupção do bloqueio de pagamentos até o final de janeiro

    Agência da Previdência Social
    Agência da Previdência Social Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    CNN Business, em São Paulo

    Aposentados e pensionistas que não fizeram a chamada Prova de Vida entre março e dezembro deste ano não deixarão de receber o benefício até janeiro de 2021.

    O Ministério da Economia vem abrindo mão dessa comprovação desde o início da pandemia de covid-19, pelo fato de os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serem, em sua maioria, idosos — grupo considerado mais vulnerável ao contágio do novo coronavírus.  

    Leia também:
    É aposentado ou segurado do INSS? Veja as datas de seu pagamento em 2021
    Quatro idosos morrem e mais de 40 são diagnosticados com Covid-19 em asilo no RJ

    O prazo para a suspensão da medida terminava nesta quarta-feira (30), mas o governo federal decidiu prorrogar a interrupção do bloqueio de pagamentos até o final do mês que vem. 

    Prova de Vida Digital

    Para adequar as exigências da administração pública ao cenáro de pandemia, a intenção do governo é que, a partir de 31 de janeiro, os beneficiários possam realizar a Prova de Vida pelo site do INSS. 

    Segundo a União, a medida ficará disponível permanentemente para quem desejar fazer a comprovação a distância, por meio de um celular ou computador. O Ministério da Economia informou no início de dezembro que um projeto-piloto já começou a ser testado.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook