Vale lançará plataforma no WeChat para vendas ‘spot’ de minério de ferro em iuan
A mineradora Vale informou nesta segunda-feira que planeja lançar no início de 2021 uma plataforma para negociações “spot” de minério de ferro no aplicativo chinês WeChat, em parceria com a Beijing Iron Ore Trading Center Corporation (Corex), para facilitar transações em iuanes.
A Vale disse que será capaz de otimizar e acelerar as vendas de minério de ferro no mercado físico da China por meio do WeChat, e que as duas companhias assinaram um memorando de entendimento durante a China International Import Expo, que está ocorrendo em Xangai.
Leia também:
Eleição de Biden não deve fazer os EUA elevarem as importações brasileiras
Vale fecha novo acordo de exclusividade para negociar venda de Nova Caledônia
A China, maior produtora global de aço, consome mais de 1 bilhão de toneladas por ano de minério de ferro, matéria-prima essencial da siderurgia.
Rio Tinto, BHP e Vale já começaram a vender minério para usinas chinesas em iuanes, à medida que o país asiático busca aumentar sua influência sobre a precificação.
A Rio Tinto lançou em março um programa no WeChat para vendas “spot” de minério de ferro nos portos.
Operado pela Tencent Holdings, o WeChat começou como um serviço de mensagens e tem hoje mais de 1 bilhão de usuários no mundo.
O aplicativo é onipresente na China, onde é utilizado para tudo –desde pagamento de contas de serviços públicos até pedidos de pizza.
A assessoria de imprensa da Vale na China disse que não poderia divulgar no momento mais detalhes sobre o funcionamento do programa ou quais informações os clientes poderão obter com a ferramenta.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook