Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Participantes de festival ouvem mísseis, depois fogem de militantes armados de Gaza, mostram vídeos

    Festival foi um dos vários locais atingidos na manhã de sábado pelo mais sustentado e coordenado ataque dentro de Israel já realizado por militantes do Hamas

    Paul P. MurphyAllegra GoodwinBenjamin BrownSharif Pagetda CNN

    Os foguetes começaram por volta das 6h30 (em Israel), disse Tal Gibly à CNN. Trinta minutos depois, ela e centenas de outras pessoas que participavam de um festival de música israelense corriam, enquanto militantes de Gaza atiravam contra eles.

    O festival foi um dos vários locais atingidos na manhã de sábado pelo mais sustentado e coordenado ataque dentro de Israel já realizado por militantes do Hamas.

    Os homens armados deixaram vários mortos no local, enquanto outros foram feitos reféns, vistos em vídeos nas redes sociais sendo apreendidos pelos militantes armados.

    O evento ao ar livre, Festival Nova, numa área rural perto da fronteira entre Gaza e Israel, deveria ser uma festa que duraria a noite toda, celebrando o feriado judaico de Sucot. Mas ao amanhecer, Gibly relata que os participantes começaram a ouvir sirenes e foguetes.

    “Nem tínhamos onde nos esconder porque estávamos em um espaço aberto”, disse ela à CNN. “Todo mundo entrou em pânico e começou a pegar suas coisas.”

    Explosões podem ser ouvidas em um vídeo feito por Gibly. Ela e amigos caminham pelo recinto que se esvazia rapidamente, a cerca de três quilômetros da fronteira.

    “Ima’le”, ouve-se alguém dizer, uma expressão israelita comum de medo ou de sentimento de sobressalto.

    Gible e os outros não sabiam, mas a menos de três quilómetros de distância, os militantes de Gaza também começaram a atacar tanques e soldados israelitas.

    Quando os participantes fugiram em seus carros, Gibly disse que as estradas ficaram obstruídas e ninguém conseguia se mover. Foi então que os tiros começaram, ela diz.

    Nos vídeos feitos por Gibly, um veículo militar israelense é visto dirigindo contra o fluxo do tráfego enquanto as pessoas tentam abrir caminho para ele. Alguém do lado de fora do carro grita: “Vai! Vá em frente! Vá em frente!”.

    Foi neste momento, diz Gibly, que ela e suas amigas entraram em pânico, abandonaram o carro e começaram a correr.

    Campo de tiro

    Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou centenas de participantes fugindo de seus carros, correndo por um campo vazio com tiros ecoando ao fundo.

    Gibly disse à CNN que correu para a floresta e acabou entrando em outro carro que passava. Ela viu várias pessoas mortas e feridas nas beiras da estrada, mas uma cena em particular a marcou: um participante de um show foi morto a tiros do lado de fora de uma van e outro morto no banco do passageiro do veículo.

    O vídeo de Gibly, obtido pela CNN, da cena mostrou as duas vítimas.

    “Foi tão assustador e não sabíamos para onde dirigir para não encontrar aquelas pessoas más”, disse ela. “Tenho muitos amigos que se perderam na floresta por muitas horas e levaram tiros.”

    Gible ainda está tentando entrar em contato com as amigas que também estiveram no show. Ela diz que não sabe se outros sobreviveram, foram feitos prisioneiros ou pior.

    Veja também: Defesa de Israel confirma que mais de 300 pessoas morreram nos ataques do Hamas

    Tópicos