Montadoras iniciam retomada da produção em meio à pandemia do novo coronavírus
Nesta segunda-feira (27), voltaram a funcionar as fábricas da Scania e da Volkswagen Caminhões; volta das atividades vai variar conforme estoque de cada empresa
As montadoras de veículos começaram lentamente a retomar a produção em meio à pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (27), voltaram a funcionar as fábricas da Scania e da Volkswagen Caminhões.
Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a volta das atividades vai variar conforme a empresa e depende do estoque de veículos, do capital de giro e da volta das vendas.
A retomada está iniciando por caminhões, máquinas agrícolas e máquinas de construção, porque as vendas desse tipo de veículo foram menos atingidas pela pandemia. Os setores agrícola e de construção não pararam e o transporte de produtos por caminhão continuou parcialmente.
Outra fabricante de caminhões, a Mercedes Benz, vai retomar as atividades de suas fábricas em meados de maio. Já os fabricantes de carros de passeio devem demorar um pouco mais, porque as concessionárias ainda não estão funcionando na maior parte do país e as vendas desabaram.
A expectativa é que o setor volte a operar normalmente em meados de junho se não ocorrerem mudanças na evolução da pandemia. Ainda temos hoje no país cerca de 40 fábricas fechadas, ou seja, dois terços do total. Isso representa 100 mil trabalhadores em casa.
Para garantir a segurança dos funcionários, as montadoras estão intensificando a limpeza, aumentando o número de ônibus fretados, alterando o layout dos restaurantes, entre outras medidas.