Fórum Econômico Mundial aponta ‘recessão global prolongada’ por coronavírus
Em relatório publicado nesta terça (19), gerentes de risco avaliam que a crise pode durar mais do que o esperado
Conforme mostra um relatório divulgado nesta terça-feira (19) pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), gerentes de risco projetam uma prolongada recessão global como resultado da pandemia de coronavírus.
Dois terços dos 347 entrevistados na pesquisa — realizada em resposta ao surto — colocaram uma longa contração da economia global no topo de sua lista de preocupações para os próximos 18 meses.
Metade dos gerentes de risco esperam falências e consolidação industrial, o fracasso das indústrias em se recuperar e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens.
“A crise devastou vidas e os meios de subsistência. Provocou uma crise econômica com implicações de longo alcance e revelou as inadequações do passado”, disse Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial.
Metas ambientais correm o risco de serem descartados como resultado da pandemia, disse o relatório, mas os governos deveriam tentar buscar uma “recuperação verde”.
“Temos agora uma oportunidade única de usar essa crise para fazer as coisas de forma diferente e construir economias melhores que sejam mais sustentáveis, resilientes e inclusivas”, disse Zahidi.
Leia também:
A recessão global do coronavírus já começou
Os bilionários estão ficando ainda mais ricos com a pandemia