Ford deixará de oferecer Ka e EcoSport; lembre outros carros clássicos da marca
Depois de um comunicado a investidores ter adiantado que a Ford deixaria de fabricar carros no Brasil, a filial nacional da empresa confirmou o
![Ford Maverick Ford Maverick](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2021/06/22828_8A9AFDF5B3715823.jpg?w=1220&h=674&crop=1)
encerramento das atividades de manufatura por aqui. Com isso, as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller, em Horizonte (CE), fecharão.
De acordo com a Ford, as duas primeiras permanecerão em atividade por alguns meses, produzindo apenas peças para abastecer os estoques e para o atendimento pós-venda. A fábrica da Troller continuará fabricando os SUVs da marca até o final de 2021.
Com o fechamento da fábrica de Camaçari, os modelos EcoSport, Ka e Ka Sedan deixarão de ser oferecidos. A unidade do interior paulista era encarregada da produção dos motores para os três carros. Sem produção no Ceará, a Troller encerrará a produção do modelo T4.
Leia também:
Ford anuncia fim da produção de carros no Brasil e fechamento de três fábricas
Bahia vai buscar interessados na China pela fábrica da Ford em Camaçari
Carros que devem chegar ao país
Hoje, modelos como a Ford Ranger, Mustang, Territory e Edge já são importados e a empresa confirmou que irá trazer ainda o furgão comercial Transit, que será montado no Uruguai.
Outros modelos como o Mustang Mach-1, os SUVs da linha Bronco e o SUV elétrico Mustang Mach-E permanecem nos planos da companhia para o mercado brasileiro, mas serão fabricados em outros países.
História no Brasil começou em 1919
A Ford Motor Company do Brasil foi fundada em 1919, montando modelos com peças importadas dos EUA, enquanto a fabricação teve início em 1921 em São Paulo.
A maior e mais marcante fábrica da marca, em São Bernardo do Campo (SP), foi adquirida em 1967, quando a Ford comprou a Willys Overland do Brasil. Suas atividades foram encerradas em 2019.
De SP: Corcel, Del Rey, Maverick, Landau e Escort
Da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), saíram diversos produtos da linha Jeep, como o SUV Rural e o utilitário CJ-5. Da parte da Ford, a unidade foi responsável pela produção de carros marcantes para a história da empresa.
![Ford Corcel Primeira Geração Ford Corcel Primeira Geração](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22826_2C64A9A37010C498.jpg)
O primeiro deles foi o Corcel, que estreou em 1968 e seu sucessor, o Del Rey, foi sair de linha apenas em 1991.
![Ford Corcel II 1979 Ford Corcel II 1979](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22825_274D88D940AD2233.jpg)
![Ford Del Rey Ford Del Rey](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22827_DD53ED5F0059E31F.jpg)
Também saíram de lá o icônico Maverick, entre 1973 e 1979, e o luxuoso Landau, que iniciou a vida em 1967 como Galaxie e saiu de linha apenas em 1983.
![Ford Galaxy Ford Galaxy](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22829_F08BA34C7481E48F.jpg)
Naquele mesmo ano, deu-se início à fabricação do Escort, outro modelo marcante da Ford. Com poucos meses de atraso em relação à Europa, sua produção por aqui foi considerada um feito quase que inacreditável. O modelo ficou em produção por aqui até 2004.
![Ford Escort Ford Escort](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22832_ADAC290E0270E3D8.jpg)
Em 1996, a fábrica de São Bernardo do Campo também foi o palco para o início da construção dos modelos Ka e Fiesta, que traziam o que havia de mais moderno na divisão europeia da Ford, incluindo um visual que não agradou a todos desde o início.
![Ford Ka 1ª Geração Ford Ka 1ª Geração](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22834_5A10E82419F54A99.jpg)
![Ford Fiesta 1996 Ford Fiesta 1996](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22833_3FFA38ACEBBCA4EB.jpg)
O último carro a sair de lá, inclusive, foi o New Fiesta, em julho de 2019.
![Ford New Fiesta Ford New Fiesta](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22836_8FC78EDCC6FAAAE4.jpg)
Da Bahia: EcoSport, Fiesta e Ka
A história da fábrica de Camaçari (BA) teve início em 1999, com o anúncio da construção da unidade. A linha de montagem baiana começou a operar em outubro de 2001. Era uma das unidades produtivas mais modernas da Ford no mundo, com capacidade para construir 250 mil carros por ano, ou uma unidade a cada 80 segundos.
Foi lá que, em 2003, iniciou-se a fabricação do Ford EcoSport, o primeiro utilitário esportivo compacto feito no Brasil e que deu início a uma revolução em nosso mercado, cada vez mais ávido por SUVs.
![Ford EcoSport 2004 Ford EcoSport 2004](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22830_26C8A485CDA205EC.jpg)
De lá também saíram versões mais recentes de Fiesta e Fiesta Sedan, Nos últimos anos, a planta de Camaçari também era responsável pela fabricação dos modelos da família Ka.
Do Ceará: T4 e Pantanal
![Troller T4 Troller T4](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22824_4060A982CBB50885.jpg)
Foto: Divulgação
Já a história da Ford com a Troller teve início em 2007, quando a norte-americana comprou a então pequena fabricante cearense de jipes. Além das várias gerações do T4, único produto da empresa, também foi palco de algumas fracassadas tentativas de se produzir uma picape chamada de Pantanal.
Com falhas crônicas, as poucas unidades vendidas foram compradas de volta e destruídas. Apesar do sucesso entre os praticantes do fora-de-estrada e de usar modernos componentes da Ford Ranger, como o motor, o atual Troller T4 é um dos poucos veículos 0km oferecidos no Brasil sem airbag.