Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carteira Inteligente: Como lucrar com o sobe e desce do mercado financeiro

    Desde o início da crise, a volatilidade da bolsa praticamente quintuplicou, mexendo com os ânimos dos investidores. Saiba como aproveitar desse momento

    Do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Enquanto uns correm da volatilidade, outros enxergam o sobe e desce da bolsa como uma oportunidade para maximizar ganhos. E, por enquanto, essa instabilidade está longe de acabar graças a tantos problemas somados: a pandemia do novo coronavírus que só cresce no Brasil, tensões diplomáticas entre EUA e China, disputas no campo do petróleo e, claro, as brigas políticas em Brasília.

    Desde o início da crise, a volatilidade da bolsa praticamente quintuplicou. O Ibovespa, que é o principal índice da bolsa brasileira, costumava ficar historicamente em torno dos 20%, subiu para 100% nas contas da gestora Constância Investimentos.

    Então, é hora de fugir da bolsa? Não necessariamente. Há oportunidades que podem ser aproveitadas por investidores profissionais e até mesmo para os que estão começando agora. É o que mostra o novo episódio do Carteira Inteligente, comandado pelo diretor do CNN Brasil Business, Fernando Nakagawa.

    Leia mais:
    Não quer depender do INSS? É hora de pensar em fundos de previdência
    Top 5: os melhores e piores investimentos em tempos de pandemia

    “A pessoa precisa entender e estudar o ativo antes de entrar”, diz Rodrigo Vaz, diretor de private banking do Banco Fator. “Há empresas que saem da crise mais rápido e outros de maneira mais devagar e, se a pessoa não tem conhecimento, pode ir atrás do gerente do banco ou do agente autônomo. Dessa maneira é possível encontrar boas oportunidades de ativos.”

    Mas quais são as dicas do que olhar nesse momento? Tanto Vaz, quanto Alberto Amparo, analista de investimentos da casa de análises Suno Research e outro convidado do programa, afirmam que as ações são uma ótima saída para se ter bons retornos. Mas, claro, é preciso estudar bem antes de escolher qualquer uma dentre as diversas opções listadas na bolsa brasileira.  

    “A primeira recomendação precisa ser que a pessoa compre ativos que ela entenda. É a regra número zero”, diz Amparo. “Olhe as evidências, quanto se tem o retorno sobre o capital e Invista no longo prazo e seja paciente.”

    Para saber mais dessa e de outras dicas, confira o novo episódio do Carteira Inteligente por vídeo ou por meio do podcast abaixo. 

    Clique aqui e siga o perfil do CNN Brasil Business no Facebook

    Tópicos