Superávit comercial da zona do euro cresce em abril, mas fica abaixo do esperado
As exportações de maquinário e veículos de toda a UE aumentaram 11,9% nos primeiros quatro meses de 2021, elevando o superávit dessa categoria para 58,5 bilhões
O superávit comercial não ajustado da zona do euro foi quase cinco vezes maior em abril do que no mesmo período do ano anterior, devido principalmente à forte recuperação nas exportações de maquinário e carros, mas ainda foi menor do que o esperado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15).
A agência de estatísticas da União Europeia informou que o superávit comercial não ajustado dos 19 países que utilizam o euro foi de 10,9 bilhões de euros em abril, ante 2,3 bilhões de euros em abril de 2020, com as exportações e importações da zona do euro subindo, respectivamente, 43,2% e 37,4%.
Mas o resultado de abril ficou aquém das expectativas do mercado de um superávit de 15,8 bilhões de euros em pesquisa da Reuters com economistas.
As exportações de maquinário e veículos de toda a UE aumentaram 11,9% nos primeiros quatro meses de 2021, elevando o superávit dessa categoria para 58,5 bilhões de euros, ante 48,5 bilhões de euros um ano antes.
O déficit comercial da UE com seu maior parceiro comercial, a China, aumentou, mas foi compensado pelo aumento dos superávits comerciais com os Estados Unidos e Reino Unido.
Com ajuste sazonal, o superávit comercial externo da zona do euro foi de 9,4 bilhões de euros em abril, uma queda em relação aos 18,3 bilhões de euros em março.