Carrefour lança função para cliente comprar produto mais saudável e gastar menos
Com base em algoritmos, a função "Nutri Escolha" indicará para os clientes opções mais baratas
O Carrefour lança nesta terça-feira (8) uma função em seu aplicativo e site que permitirá que os consumidores “façam escolhas mais saudáveis, gastando menos” em suas compras, segundo a rede de supermercados.
Com base em algoritmos, a função “Nutri Escolha” indicará para os clientes opções mais baratas de itens que já foram comprados anteriormente. Também oferecerá uma lista de sugestões no momento que um produto for escaneado em casa ou em uma das lojas do Carrefour.
“Em média, um cliente compra 100 produtos diferentes, enquanto as lojas têm cerca de mil produtos. O cliente tem a dificuldade de achar informações sobre o item, e muitas vezes não tem o conhecimento de qual é o melhor produto com base em qualidade e preço”, afirma Luiz Moreno, CEO do Carrefour. “Todo cliente gostaria de economizar seu dinheiro e fazer as suas escolhas de forma bem mais rápida. Precisávamos resolver essa tripla equação.”
As recomendações são feitas com base no Nutri-Score, que faz uma levantamento dos alimentos em cinco cores de acordo com a pontuação deles.
Segundo Julia Carlini, diretora de Qualidade e Segurança Alimentar, a tabela “leva em conta os componentes do alimento que devem ser consumidos com moderação, como sódio e açúcar, e aqueles componentes que devem ser incentivados na alimentação, como frutas, vegetais e proteínas”.
“Para chegar a esse cálculo, existe uma tabela de pontuação — os que devem ser evitados vão de 0 a 10 e os que devem ser incentivados vão de 0 a 5”, diz.
Todos os valores, então, são inseridos dentro do algoritmo, que indica o produto específico para o cliente, cruzando dados como preço e valor nutricional de cada um deles.
O que o Carrefour indica?
Dentro da função, existe uma vitrine que mostra itens que têm o mesmo valor nutricional que o que foi pesquisado pelo cliente, bem como as opções mais caras, mais baratas e mais equilibradas. Por exemplo, se o produto for um requeijão de nota (ou score) B, serão mostradas opções com score C ou A.
Também existirá uma função que recomendará alimentos com base no que já foi comprado pelos clientes em lojas do Carrefour.