Instagram cria espaço para usuário inserir pronome (ele/ela) no seu perfil
A novidade ainda não está disponível em todos os países, mas deve ser lançada aos poucos nas diversas localidades
Buscando se tornar um ambiente mais seguro e inclusivo, o Instagram adicionou um espaço no perfil dos usuários para que eles possam colocar quais são os seus pronomes (ele/ela; dele/dela). A mudança busca deixar claro para os seguidores — ou para o público em geral, no caso de perfis abertos — como os usuários gostariam de ser chamados ou referidos.
Milhares de pessoas já se identificavam dessa forma em seus perfis — seja no Instagram, no TikTok ou no Twitter —, mesmo antes de a rede social do Facebook liberar esse espaço.
A novidade ainda não está disponível em todos os países, mas deve ser lançada aos poucos em todas as localidades. A rede social, no entanto, não especificou onde exatamente a ferramenta já está liberada.
Até quatro pronomes poderão ser adicionados pelo usuário, que pode optar por deixá-los públicos — ou seja, visível para todo mundo — ou somente para seus seguidores.
Como adicionar o pronome?
Se a opção já estiver disponível para o usuário, basta entrar em “editar perfil” e preencher o campo “pronomes”. As opções já são pré-definidas (como ela/dela, ele/dele e eles/deles, ou they/them, comumente usado por pessoas não-binárias, ou seja, que não se identificam com o sistema binário de homem ou mulher).
O CNN Business Brasil testou o Instagram, e a opção ainda não está disponível no país.