Chris Hemsworth faz mudanças no estilo de vida após predisposição ao Alzheimer
"Ultimamente tenho realmente sentido a importância de reservar um tempo para mim mesmo", disse o ator
O ator Chris Hemsworth, de 40 anos, intérprete de Thor, na Marvel, descobriu, em novembro do ano passado, que tem duas cópias do gene APOE e4, que está ligado a um risco aumentado de doença de Alzheimer.
A descoberta aconteceu após a realização de um teste genético para a “Limitless with Chris Hemworth”, série de documentários do canal Nat Geo sobre longevidade.
“Você está constantemente pensando que viverá para sempre, especialmente quando jovem”, disse o astro ao programa. “Então, saber que isso poderia ser o que poderia acabar com você foi tipo, uau, isso meio que me surpreendeu”, acrescentou.
Conforme explicou Peter Attia, especialista em longevidade e médico consultor da atração, ainda que o gene aumente o risco de Alzheimer, tornando-o oito a dez vezes maior do que o de qualquer outra pessoa, ele não determina o seu destino, uma vez que é possível ter o gene de alto risco sem nunca desenvolver a doença e, inversamente, não ter o gene e ainda assim desenvolver a doença de Alzheimer, segundo publicação da revista “Men’s Health”.
Além disso, Attia diz acreditar que, com os ajustes agressivos no estilo de vida, há a possibilidade de se reduzir o risco, tornando-se tão suscetível quanto qualquer outra pessoa. Ainda no programa, o especialista disse ao ator que considera o resultado do teste uma bênção.
“Isso vai motivá-lo a tomar medidas hoje nas quais a maioria das pessoas [na casa dos 40] nunca pensaria até chegar aos 50 anos”, afirmou.
Hemsworth, no entanto, declarou que o resultado foi como um chute, um lembrete para que ele faça tudo aquilo que estiver ao seu alcance e tenha chances de lutar.
“Qualquer trabalho que estou fazendo para a saúde do meu cérebro beneficia o resto do meu corpo – nós o transformamos em algo positivo”, disse.
Mudanças no estilo de vida
Após o teste, Chris fez alguns ajustes em sua rotina com o objetivo de priorizar a saúde do cérebro.
“Sempre fui bastante consistente com meus compromissos de exercícios, mas ultimamente tenho realmente sentido a importância de reservar um tempo para mim mesmo, sem qualquer voz ou estímulo externo, e reservar um tempo para a quietude”, contou em entrevista à revista.
Entre as mudanças, o astro tem feito meditação e trabalho respiratório, principalmente durante as rotinas de saúde e banho de gelo.
“Para mim, meu trabalho favorito de mindfulness vem da imersão em atividades físicas que me permitem estar totalmente presente e me forçam a sair da cabeça e entrar no corpo, em particular o surf”, revelou.
Ele também está priorizando dormir mais. “Tenho uma abordagem mais consistente ao meu sono”, disse ele. “Tento ficar longe das telas uma hora antes de dormir e ler na maioria das noites definitivamente ajuda. Além de focar em não se apegar a todos os pensamentos e ser o observador do ruído quando possível, apenas se afastando da conversa interna”, acrescentou.
Por fim, vale dizer que no ano passado, Chris alterou a dinâmica de seu condicionamento físico. “Meu peso flutua muito devido às diferentes funções e também aos meus próprios interesses em relação a desafiar meu corpo de maneiras diferentes”.
“Estou levantando pesos com menos frequência do que antes e incorporando mais exercícios cardiovasculares e de resistência, que prefiro do que sessões pesadas de musculação”, encerrou.