PMI: Crescimento da indústria da China atinge máxima em uma década em novembro
O PMI de indústria do Caixin/Markit subiu a 54,9 de 53,6 em outubro, permanecendo bem acima da marca de 50 que separa crescimento de contração
A atividade do setor industrial da China acelerou no ritmo mais forte em uma década em novembro, mostrou nesta terça-feira (1) a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), conforme a segunda maior economia do mundo se recupera para níveis pré-pandemia.
O PMI de indústria do Caixin/Markit subiu a 54,9 de 53,6 em outubro, permanecendo bem acima da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo sétimo mês seguido. Analistas consultados pela Reuters projetavam recuo para 53,5.
Leia também:
BlackRock lança BDRs de 37 fundos de índices – e quer ir além
Bolsas da Ásia fecham em alta, puxadas por PMI chinês e vacina contra Covid-19
Desde que a Covid-19 paralisou a economia mais cedo neste ano, a China viu uma forte recuperação da atividade, ajudada por medidas de contenção ao vírus, ações de estímulo, exportações fortes de produtos médicos e demanda reprimida.
A leitura do PMI do Caixin foi a mais alta desde novembro de 2020, e foi divulgada após índice oficial da indústria, que foca mais em empresas maiores e estatais, ter subido no ritmo mais rápido em mais de três anos.
“A indústria continua a se recuperar e a economia cada vez mais retorna à normalidade uma vez que diminuem as consequências domésticas da epidemia de Covid-19”, disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, em nota.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook