Escândalo envolvendo aliado de Sergio Massa pode favorecer Javier Milei nas eleições argentinas
Chefe de gabinete do governador da província de Buenos Aires, Martín Insarraulde estava viajando pela Europa e ostentando em passeios de barco, com champagnes caras, relógios e artigos de luxo
Um escândalo envolvendo fotos de um aliado do presidenciável Sergio Massa em uma viagem de luxo pode favorecer o também candidato Javier Milei nas eleições à Presidência da Argentina.
No final de semana, uma modelo que estava viajando pela Espanha com o chefe de gabinete do governador da província de Buenos Aires, Martín Insarraulde, publicou fotos nas quais ele aparece ostentando em passeios de barco, com bebidas caras, relógios e artigos de luxo.
As fotos geraram polêmica, em um momento no qual mais de 40% da população argentina vive na pobreza, segundo levantamento de órgão ligado ao governo federal argentino.
Insarraulde, que é ligado ao partido de Sergio Massa, atual ministro da Economia, já foi demitido do cargo, mas a oposição busca usar o escândalo a seu favor.
Isso acontece a menos de um mês do primeiro turno, marcado para o próximo dia 22 de outubro. O pleito têm como protagonistas três perfis completamente distintos – o ultradireitista Javier Milei, a ex-ministra da Segurança Patricia Bullrich e o atual ministro da Economia Sergio Massa.
Após o resultado das primárias se mostrar favorável à Milei, em movimento surpreendente, os discursos polêmicos do candidato, que se autodeclara um libertário, ganharam holofote e passaram a ser motivo de preocupação, inclusive para o governo brasileiro.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações de Américo Martins, da CNN, no Reino Unido