PIB veio um pouco abaixo do esperado, mas a economia está voltando, diz Guedes
"A economia está voltando em 'V'. Houve revisões de trimestre anteriores que previam um crescimento acima", diz o ministro sobre o avanço de 7,7% do PIB
O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre do ano veio abaixo do esperado. No entanto, ele voltou a dizer que a alta, ante a queda no trimestre anterior, reforça o retorno forte da economia.
Leia também:
Maia diz que resultado do PIB reflete a ‘desorganização do governo’
Após recessão, PIB brasileiro avança 7,7% no terceiro trimestre
PIB da indústria sobe 14,8% no 3º tri ante 2º tri; PIB da agricultura cai 0,5%
IBGE revisa contração do PIB no 2º tri para 9,6%, de 9,7% antes
Depois do salto no 3º tri, PIB deve perder força e voltar ao ‘velho normal’
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira avançou 7,7% no terceiro trimestre de 2020, na comparação com o trimestre anterior.
“A economia está voltando em ‘V’. Houve revisões de trimestre anteriores que previam um crescimento acima. (No terceiro trimestre) Veio um pouco abaixo do esperado mas o fato é que a economia está voltando”, afirmou nesta quinta-feira (3).
O resultado também veio abaixo das expectativas do mercado financeiro, que esperava uma alta entre 8,5% e 9%. Por outro lado, o avanço tirou o país da recessão técnica, iniciada após dois recuos nos trimestres anteriores.
Porém, a alta não é suficiente para compensar a forte queda de 9,6% no segundo trimestre (número revisado pelo IBGE, nesta quinta-feira). Assim, no acumulado do ano, a atividade econômica acumula perda de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook