Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Investimentos mais populares na bolsa foram os que mais lucraram? Veja ranking

    Entre as três ações favoritas dos investidores, apenas a primeira colocada trouxe retorno positivo; Dos três fundos de ações mais populares, apenas um lucrou

    Investidor operando: os investimentos favoritos não necessariamente são mais rentáveis
    Investidor operando: os investimentos favoritos não necessariamente são mais rentáveis Foto: Unsplash

    Juliana Faddul, colaboração para o CNN Brasil Business, em São Paulo

    O que é popular é o melhor? No mundo dos investimentos, nem sempre. A fintech Smartbrain fez um levantamento dos fundos e ações que foram mais populares entre os investidores em 2020. Entre as ações, apenas uma não teve perdas no ano passado.

    Foi justamente a ação mais popular de todas: a da mineradora Vale (VALE3). A despeito de toda a crise, a empresa continuou vendendo (e muito) minério e a um dos maiores preços da história. Não por acaso, a companhia chegou a atingir valor recorde. Foi uma das maiores altas do Ibovespa em 2020.

    O segundo e terceiro lugares, no entanto, ficaram devendo: Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4) fizeram os seus acionistas perderem dinheiro em 12 meses. 

    No caso dos fundos de investimento, alguns se destacam mais do que os outros. Nos fundos de ações, por exemplo, apenas um do pódio foi rentável: o Indie Fic Fia, da Indie Capital. 

    Em fundos multimercados, o campeão de preferência teve a melhor rentabilidade entre os três primeiros: o Gap Absoluto Fic Fic teve uma alta de 10%, mais de 5 pontos percentuais a mais do que os seus principais concorrentes. 

    Para chegar a esses números, foram considerados R$ 120 bilhões de patrimônio, em 210 mil extratos de investimentos, para que o Big Data Smartbrain chegasse num ranking com as melhores ações e com os fundos mais investidos em 2020. 

    “Estar entre os top campeões não significa ser o mais rentável, mas mostra que estes ativos foram vistos como boas oportunidades ao longo do ano, uma vez que foram os mais recomendados e tiveram consistência nas escolhas dos investidores”, ressalta Cassio Bariani, CEO e cofundador da fintech. 

    Nos sistemas da fintech são controladas carteiras de investidores dos segmentos do varejo (20,50%), alta renda (47,09%), private (28,63%) e ultra high (3,78%).

    Vale dizer que, como a maioria dos investidores analisados são atendidos por assessores de investimentos (agentes, consultores e gestores de patrimônio), o levantamento acaba refletindo também o que foi mais recomendado por esses profissionais no período.

    Ações favoritas de 2020
    1. Vale (VALE3) | +70,47%
    2. Petrobras (PETR4) | -6,10%
    3. Bradesco (BBDC4)  -15,26%
    Fundos de Ações favoritos em 2020
    1. Indie Fic Fia (Indie Capital) | +7,45%
    2. Equitas Sleection Fic Fia (Equitas) | -13,57%
    3. Brasil Capital 30 Fic Fia (Brasil Capital) | -0,25%
    Multimercados favoritos em 2020
    1. Gap Absoluto Fic Fic (Gap Asset) | +10,01%
    2. Occam Equity Hedge Fic Fim (Occam Brasil) | +4,78%
    3. Claritas Institucional Fim (Claritas) | +3,16%
    Fundos de Renda fixa favoritos em 2020
    1. Trend Pós-fixado Firf Simples (XP) | +2,4%
    2. Sparta Premium FC FI RF REF DI CRED PRIV (Sparta) | +2,08%
    3. XP Ref firf Ref Di Cred Priv (XP) | +2,25%
    Fundos de investimento imobiliários preferidos em 2020
    1. BTG Pactual Corporate Fund (BTG Pactual) | -19,87%
    2. Maxi Renda (XP) | -19,27%
    3. Hedge Top FofII 3 (Hedge Investiments) | -10,49%