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    Justiça decide: hambúrguer do comercial é inocente e não representa propaganda enganosa

    McDonald’s e Wendy’s eram alvo de uma ação coletiva nos EUA que acusava os hambúrgueres das propagandas de serem muito diferentes dos entregues dentro das caixinhas aos clientes

    Fernando Nakagawada CNN , São Paulo

    Dois dos maiores nomes do fast food mundial foram inocentados em uma ação que acusa as empresas de propaganda enganosa.

    McDonald’s e Wendy’s eram alvo de uma ação coletiva nos Estados Unidos que acusava os hambúrgueres das propagandas de serem muito diferentes dos entregues dentro das caixinhas aos clientes.

    Em outras palavras: dizia que as empresas praticavam propaganda enganosa.

    Ao apresentar o caso do “Cheeseburger” do McDonald’s, o processo menciona que o sanduíche apresentado na foto do cardápio apresenta um hambúrguer grande o suficiente para que a carne chegue até a borda do pão / Reprodução

    A ação foi aberta em 2022 e acusava as empresas de má conduta ao apresentar alimentos muito diferentes dos reais. O processo é repleto de imagens lustrosas dos itens do cardápio ao lado de fotos pouco apetitosas de clientes que reclamam da qualidade — e da aparência — dos sanduíches.

    Na ação, McDonald’s e Wendy’s são acusadas de adotarem hambúrgueres mal passados nas fotografias para que pareçam maiores.

    “Hambúrgueres totalmente cozidos tendem a encolher e parecer menos apetitosos”, cita a ação que reclama que os clientes “estão recebendo alimentos de valor muito inferior do prometido”.

    Ao apresentar o caso do “Cheeseburger” do McDonald’s, o processo menciona que o sanduíche apresentado na foto do cardápio apresenta um hambúrguer grande o suficiente para que a carne chegue até a borda do pão.

    Fotos de clientes, porém, mostram que isso não acontece nos restaurantes. “O hambúrguer é materialmente menor, tanto que não alcança a borda do pão”, cita a ação.

    No caso do Wendy’s, o processo menciona o “Bourbon Bacon Cheeseburger”. A ação acusa a rede de fast food de “exagerar no recheio e na grossura do hambúrguer” nas fotos.

    Nesse trecho, a ação acusa a empresa de usar carne mal passada nas fotografias e menciona que o hambúrguer das fotografias é 15% a 20% maior que a entregue aos clientes. Sem citar fontes, a ação cita que o tamanho da carne diminui 25% quando cozida.

    Ação acusa Wendy’s de “exagerar no recheio e na grossura do hambúrguer” nas fotos / Reprodução

    Não é diferente dos concorrentes

    Apesar dos argumentos e das inúmeras fotos, o juiz federal Hector Gonzales inocentou o McDonald’s e o Wendy’s porque, segundo ele, a prática das duas empresas “não é diferente do uso de imagens visualmente atraentes por outras empresas”.

    Para o juiz, a prática não é ilegal e é explicada para “promover associações positivas com seus produtos”.

    Além disso, o juiz lembra que as duas redes de fast food fornecem “informações objetivas sobre o peso e o conteúdo calórico” dos sanduíches citados.

    Procurados pela CNN nos EUA, McDonald’s e Wendy’s não comentaram o tema.Luciana Amaral

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