Fifa confirma Portugal, Espanha e Marrocos como sedes da Copa do Mundo de 2030
Entidade também confirmou jogos de abertura na Argentina, no Paraguai e Uruguai
A Fifa confirmou, nesta quarta-feira (4), Portugal, Espanha e Marrocos como sedes da Copa do Mundo de 2030, além de três jogos de abertura na América do Sul. Uruguai, Argentina e Paraguai vão sediar as primeiras partidas do Mundial.
“Em 2030, a Copa do Mundo da FIFA unirá três continentes e seis países, convidando o mundo inteiro a participar da celebração do futebol, do centenário e da própria Copa. O conselho da Fifa concordou por unanimidade que a única candidatura será a combinada de Marrocos, Portugal e Espanha”, afirmou a entidade, em comunicado oficial.
Em nota, a Fifa também anunciou os primeiros jogos na América do Sul: “Tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo, o Conselho concordou, ainda por unanimidade, em sediar uma cerimônia única de celebração do centenário do torneio no Uruguai, onde foi realizada a primeira Copa. Serão três partidas em Uruguai, Argentina e Paraguai, uma em cada país”.
“Em 2030, teremos uma presença global única, três continentes — África, Europa e América do Sul — e seis países – Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai —, acolhendo e unindo o mundo enquanto celebramos juntos o futebol, o centenário e a Copa do Mundo”, afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
A entidade também estimulou candidaturas de Oceania e Ásia para a Copa de 2034, de acordo com o princípio de rotação de continentes.
Mais cedo, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, já havia afirmado pelo Twitter os jogos de abertura na América do Sul.
“Acreditamos sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do Mundial Centenário”, postou o dirigente, que, na manhã desta quarta-feira (4), ainda concedeu uma entrevista coletiva para anunciar o fato.
Em 2030, serão comemorados os 100 anos da Copa do Mundo. A primeira edição foi realizada no Uruguai e, por isso, a Conmebol defende que o evento aconteça no continente onde a história do torneio começou, em 1930.
(Publicado por Beatriz Consolin)