Carteira Inteligente: É hora de comprar um imóvel em meio à pandemia?
Num cenário de incertezas, consumidores acionam os freios e empresas acendem o sinal de alerta, mas é possível que oportunidades surjam no mercado imobiliário
O Carteira Inteligente dessa semana fala sobre os efeitos da pandemia sobre o mercado imobiliário. No cenário de incertezas gerado pelo novo coronavírus, consumidores acionam os freios, mas ficam diversas perguntas: para quem está com dinheiro guardado será que é a hora de comprar um imóvel? Os preços do mercado imobiliário vão cair com a recessão esperada em 2020? Há espaço para lucrar com a crise, pra quem compra ou quem vende imóveis?
Para responder essas e outras dúvidas, o diretor do CNN Brasil Business, Fernando Nakagawa, conversa com Alberto Ajzental, coordenador do curso de negócios imobiliários da Fundação Getúlio Vargas e com Flávia Mussalem, gerente do Quinto Andar, plataforma online de compra e aluguel de imóveis.
“Não há nenhuma aquisição que se compare ao imóvel na questão do comprometimento da renda familiar a longo prazo”, diz Ajzental. Por isso, defende o especialista, o cliente tem que pensar muito bem no comprometimento que quer assumir para o futuro.
“Por outro lado, boas oportunidades vão aparecer, talvez entre 60 e 90 dias”, completa Ajzental. “Em um primeiro momento, não pelas incorporadoras, mas por pessoas, sem fluxo de caixa, e que precisem vender a qualquer preço.”
É também possível acompanhar o programa pelo podcast da CNN.