Banco Central já registra mais de 10 milhões de chaves cadastradas no Pix
O PIX, novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central será totalmente liberado no dia 16 de novembro
Mais de 10 milhões de cadastros de “chaves” de identificação para uso do PIX já foram registradas pelo Banco Central até às 18h desta terça-feira (6).
O cadastro teve início às 9h da segunda-feira (5), com mais de 3,5 milhões de cadastros no primeiro dia.
O PIX, novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central começará a ser testado em 3 de novembro. A instituição prevê a liberação do serviço para todos os cadastrados a partir de 16 de novembro.
Leia também:
Golpistas usam Pix para roubar dados pessoais; veja como se proteger
Como funciona o Pix? 8 respostas sobre o novo sistema de pagamentos
De acordo com o BC, mais de 600 bancos, fintechs e outras instituições financeiras já foram aprovadas para oferecer o novo serviço. O Banco lembra que a chave é apenas um facilitador para realização do PIX.
O sistema, que já tem similares em outros países, vai ser usado para permitir pagamentos e transferências bancárias em tempo real. Os grandes agentes financeiros são obrigados a aderir, mas a ferramenta atraiu um número expressivo de cooperativas, fintechs e financeiras.
A chave de usuário é como um apelido para identificar as contas do Pix. O cliente pode cadastrar um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou um EVP (uma sequência de 32 dígitos a ser solicitada no banco).
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook
* supervisão: André Jankavski (com informações de Estadão Conteúdo)