Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nintendo revive o Game & Watch, um de seus dispositivos portáteis mais antigos

    Lançado em 1981, console tem os jogos "Super Mario Bros.”, “Super Mario Bros.: The Lost Levels” e “Ball (the Mario version)”.

    Shannon Liao*, , do CNN Business, em Nova York

    A Nintendo anda bem nostálgica ultimamente e, agora, vai reviver outra relíquia dos anos 80.

    Apresentado pela primeira vez em 1980 e produzido até 1991, o console portátil Game & Watch foi o responsável por colocar a Nintendo no mapa. O dispositivo está bem distante da Nintendo de hoje, que regularmente lança jogos de sucesso, conecta pessoas online e mistura realidade aumentada com carrinhos de brinquedo.

    O Game & Watch foi uma série de jogos portáteis que a Nintendo vendia antes de o mundo se apaixonar pelo Game Boy. Naquela época, cada aparelho do Game & Watch guardava apenas um jogo, em preto e branco.

    Leia também: 
    Apple e ChargePoint formam parceria para prover dados sobre recarga de veículos
    Bilionário George Soros investiu na Palantir, que rastreia disseminação de Covid

    O novo Game & Watch assume a forma do original com seu design vermelho e dourado, mas carrega por USB e vem em cores. Ele abriga três jogos: “Super Mario Bros.”, “Super Mario Bros.: The Lost Levels” e “Ball (the Mario version)”.

    Apenas “Ball”, um jogo de malabarismo, permanece em preto e branco. Fãs de qualquer jogo da franquia Mario vão reconhecer imediatamente a música icônica.

    No modo multijogador do Game & Watch, uma pessoa pode jogar primeiro como Mario em “Super Mario Bros.” e deixar um amigo ou familiar usar o console para jogar como Luigi. Não tem nada daquela conexão moderna com a internet que usufruimos hoje.

    Tal como o nome sugere, o console Game & Watch também é literalmente um relógio. Ao tocar no botão Time, será exibido um relógio, ao lado do personagem Mario pulando.

    Embora o Game & Watch não tenha sido a primeira tentativa da Nintendo em videogames, foi o primeiro sucesso, levando ao Nintendo Entertainment System em 1985 e ao Game Boy em 1989.

    O Game & Watch não é tão celebrado como alguns dos outros sistemas de jogos da Nintendo, mas foi o primeiro a apresentar o teclado direcional, encontrado pela primeira vez no Game & Watch “Donkey Kong”, de 1982. Seu sucesso também deu alguma legitimidade aos jogos portáteis, um nicho sobre o qual os fabricantes de videogames não tinham certeza na década de 1970.

    A Nintendo mergulhou na nostalgia de Game & Watch antes, lançando uma versão na última década e colocando o Mr. Game & Watch, o personagem anônimo que aparece em muitos dos primeiros jogos Game & Watch, em seus jogos “Super Smash Bros.”.

    A empresa tem feito vários relançamentos recentemente. Nos últimos anos, vendeu versões clássicas do NES e do Super Nintendo, completas com algumas dezenas de jogos e os controles originais.

    Em 2020, a Nintendo está em modo de celebração total, com o 35º aniversário de Mario. A empresa anunciou uma tonelada de produtos Mario, incluindo um novo jogo estilo battle royale e o relançamento de “Super Mario 64”, “Super Mario Galaxy” e “Super Mario Sunshine”.

    Agora é a vez de destacar o clássico Game & Watch. A edição do 40º aniversário do Game & Watch chegou às lojas em 13 de novembro por um tempo limitado. Ele é vendido por US$ 49,99 nos EUA.

    *David Goldman, da CNN Business, contribuiu para esta reportagem.

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Tópicos