Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PIB da China cresce 3,2% no segundo trimestre, superando as expectativas

    O país se recupera da queda de 6,8% no primeiro trimestre, induzida pela crise do novo coronavírus

    Gabriel Crossley e Kevin Yao, , da CNN

    A economia da China cresceu 3,2% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira (16). O país se recupera de uma contração de 6,8% registrada em abril, após o fim dos bloqueios ocasionados pela crise do novo coronavírus e estímulos governamentais. 

    O crescimento foi mais rápido do que o previsto por analistas em uma pesquisa da Reuters , que previa alta de 2,5%. A retomada se seguiu a uma forte queda de 6,8% no primeiro trimestre, a primeira contração desde pelo menos 1992, quando começaram os registros trimestrais do Produto Interno Bruto (PIB).

    A economia chinesa caiu 1,6% nos primeiros seis meses em relação ao ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatística.

    A segunda maior economia do mundo está se recuperando lentamente nos últimos dois meses, embora a recuperação da crise induzida pela pandemia tenha sido desigual.

    O governo lançou uma série de medidas, incluindo mais gastos fiscais, isenção de impostos e cortes nas taxas de empréstimos e nas reservas bancárias para reviver a economia devastada pelo coronavírus e apoiar o emprego.

    Em uma base trimestral, o PIB subiu 11,5% em abril-junho, informou a agência, em comparação com as expectativas de um aumento de 9,6% e um declínio de 9,8% no trimestre anterior.

    Tópicos