Ford suspende anúncios em redes sociais nos Estados Unidos
Montadora se une a uma lista crescente de empresas que pararam de anunciar no Facebook em apoio a uma campanha contra o discurso de ódio nas redes sociais
A Ford informou nesta segunda-feira (29) que interromperá a veiculação de anúncios em todas as plataformas de mídia social nos Estados Unidos pelos próximos 30 dias.
A montadora se une a uma lista crescente de empresas que pararam de anunciar no Facebook em apoio a uma campanha que afirma que a gigante de tecnologia não faz o suficiente para impedir a publicação de discurso de ódio em sua plataforma.
A segunda maior montadora de veículos norte-americana disse que reavaliará sua presença em todas as plataformas de mídia social e acrescentou que discurso de ódio, violência e injustiça racial no conteúdo das redes sociais “precisam ser erradicados”.
De acordo com um porta-voz, que pediu anonimato, a Ford está avaliando esse tipo de gastos em outras regiões do mundo.
Riscos à imagem
Para analistas, o movimento, que já tem a adesão de nomes como Unilever, Coca-Cola e Verizon, ainda tem pouco impacto nas finanças da companhia de Zuckerberg, mas poderá afetar dramaticamente sua imagem num futuro próximo.
Segundo o portal de tecnologia Axios, que teve acesso a um documento interno da Microsoft, a gigante de tecnologia também decidiu suspender seus anúncios no Facebook e no Instagram, após executivos levantarem preocupações não com as políticas do Facebook, mas sim com “aonde sua marca é exibida”, estando próxima a publicações de discurso de ódio, pornografia e conteúdo de terroristas.
Durante o final de semana, empresas como Starbucks e a fabricante de bebidas Diageo anunciaram postura semelhante. Além disso, a GM disse que vai “rever” suas posturas de marketing.
Impacto financeiro
Por enquanto, o impacto financeiro do boicote ao Facebook ainda é pequeno – uma estimativa da agência Bloomberg mostra que, caso 25 dos 100 maiores anunciantes da empresa suspendam suas propagandas, o impacto será de US$ 250 milhões nos resultados do terceiro trimestre. Se esse número subir para 50 empresas, será de US$ 500 milhões. É uma quantia considerável, mas ainda pequena ao se considerar que o Facebook faturou US$ 17,7 bilhões no primeiro trimestre de 2020.
No entanto, na visão de analistas, o efeito de eco dos anúncios poderá afetar a empresa num futuro próximo. “Dada a quantidade de ruído após o posicionamento da empresa, haverá impacto significativo no negócio do Facebook”, disse Bradley Gastwirth, da corretora Wedbush Securities, em nota a investidores. “O Facebook precisa cuidar desse assunto rapidamente antes que ele entre numa espiral fora de controle.”
Para Mark Shmulik, da consultoria Bernstein Securities, o ambiente atual, especialmente após as manifestações antirracismo nos EUA, tem um comportamento diferente: “marcas que não se engajam no boicote podem soar cúmplices a essas posturas”, afirmou ele em nota.
Resposta do Facebook
Na última sexta-feira, a empresa anunciou uma série de mudanças em suas políticas e práticas quanto à liberdade de expressão, alterando regras para considerar que uma publicação seja considerada discurso de ódio.
Outra medida foi a de passar a exibir um selo em publicações de políticos que violem as práticas da plataforma – por seu interesse público, porém, as publicações serão mantidas, afirmou Mark Zuckerberg. Na visão de grupos ativistas, porém, as mudanças foram irrisórias.
*Com Reuters e Estadão Conteúdo
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