Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    TikTok: 40% dos americanos apoiam ameaças de Trump ao aplicativo

    Entre os republicanos, 69% disseram apoiar a decisão do presidente enquanto apenas 21% dos democratas concordam com o decreto de Trump

    Logo do TikTok: apoio pelo banimento (ou venda) do aplicativo chega a 69% entre republicanos
    Logo do TikTok: apoio pelo banimento (ou venda) do aplicativo chega a 69% entre republicanos Foto: Reuters/Florence Lo

    Raphael Satter e Chris Kahn, da Reuters

    Quarenta por cento dos norte-americanos apoiam a ameaça do presidente Donald Trump de proibir o aplicativo de vídeos TikTok se este não for vendido a um comprador dos EUA, mostrou pesquisa Reuters/Ipsos, sugerindo que muitos concordam com as medidas para separar a empresa de mídia social de sua dona chinesa.

    A pesquisa divulgada nesta segunda-feira, que entrevistou 1.349 adultos nos Estados Unidos, descobriu que 40% apoiaram o recente decreto de Trump, que força a ByteDance a vender suas operações TikTok nos Estados Unidos até 15 de setembro. Cerca de 30% dos entrevistados disseram ser contra a medida, enquanto outros 30% disseram que não sabiam.

    As respostas estão amplamente alinhadas de acordo com o partido do entrevistado, e muitos daqueles que concordaram com o decreto de Trump disseram não saber muito sobre o TikTok.

    Leia também:
    China muda regra sobre exportação de tecnologia e pode complicar venda do TikTok
    Walmart quer comprar TikTok para ser ‘mais jovem’

    Entre os republicanos, 69% disseram apoiar a decisão do presidente, mas apenas 32% disseram estar familiarizados com o aplicativo. Já entre os democratas, 21% também apoiaram o decreto de Trump e 46% disseram estar familiarizados com o TikTok.

    Os números sugerem que a maioria dos norte-americanos tinha apenas “um conhecimento passageiro da marca”, disse Dipanjan Chatterjee, vice-presidente e principal analista da Forrester Research. Chatterjee disse que as atitudes negativas são provavelmente resultado da retórica pública em torno de TikTok – e do aumento das tensões com Pequim.

    “Claramente houve uma politização do TikTok”, disse ele.

    Os norte-americanos também pareciam ser mais críticos da empresa chinesa do que das empresas de tecnologia dos EUA: 47% dos entrevistados disseram ter posições muito desfavoráveis, um pouco desfavoráveis ou “inclinam-se para desfavoráveis” em relação ao TikTok.

    Porém, apenas 11% disseram ter impressões igualmente desfavoráveis da Amazon – a maior varejista online do mundo que está enfrentando acusações de comportamento anticompetitivo de ambos os lados do espectro político dos EUA.

    A pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada online, de 25 a 27 de agosto nos Estados Unidos. A pesquisa tem margem de erro de cerca de 3 pontos percentuais.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook