Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mudança no rodízio passa a valer em SP; veja o que fazer se for multado

    É possível recorrer e as defesas da autuação podem ser feitas online, sem sair de casa

    Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Os novos horários do rodízio de veículos na cidade de São Paulo começaram a valer nessa segunda-feira (10). Dependendo do dia e do final da placa, determinados carros ficam proibidos de circular entre às 21h e 5h do dia seguinte.

    Taxistas podem circular nos horários de rodízio, diferentemente dos motoristas de aplicativos que são considerados carros particulares pela Companhia de Engenharia e Transporte (CET).

    Ficam mantidos o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

    Levei multa, e agora?

    Quem circular em horários não permitidos será multado em R$ 130,16, uma infração de trânsito de nível médio que pode adicionar quatro pontos à carteira do motorista. 

    É possível recorrer e as defesas da autuação podem ser feitas online, sem sair de casa, pelo DSV Digital, e a interposição de recursos pode ser feita pelos Correios. Ambas as possibilidades já eram oferecidas antes do período de pandemia de Covid-19.

    Segundo a Secretaria Municipal de Transporte (SMR), “todo munícipe têm o direito de apresentar defesa prévia contra a autuação junto à Comissão de Defesa da Autuação”, por meio de requerimento assinado e acompanhado dos seguintes documentos:

    • cópia de documento de identidade;
    • cópia do CRLV (documento do veículo);
    • outros documentos que comprovem as alegações da defesa;
    • cópia simples do Auto de Infração, ou da Notificação de Autuação.

    As multas são processadas e divulgadas após o período de recursos, de até 90 dias. 

    Tópicos