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    Great Wall: conheça mais uma marca chinesa de olho no Brasil

    Com negociações avançadas para desembarcar em nosso mercado, empresa está de olho no segmento de SUVs

    Thiago Moreno, colaboração para o CNN Brasil Business

    Marcas como Geely, JAC e Chery já desbravaram o mercado brasileiro, mas os chineses continuam de olho em nosso mercado, apesar da crise. No momento, a realidade das marcas chinesas é cheia de altos e baixos. A Geely já abandonou o Brasil, enquanto a Lifan está prestes a seguir pelo mesmo caminho. A JAC está em reestruturação e tentando se reerguer como uma marca de veículos elétricos. A única que está de fato prosperando é a Chery, que teve 50% de sua operação nacional adquirida pelo Grupo CAOA, em 2017.

    Mesmo assim, o potencial de crescimento do mercado brasileiro e, em especial, o aquecimento acelerado do lucrativo segmento de SUVs está chamando a atenção de mais empresas chinesas. Uma delas é a Great Wall, que, segundo fontes ligadas às negociações, “está analisando o mercado brasileiro visando uma possível entrada nos próximos anos”.

    O que é a Great Wall?

    A Great Wall Motors foi fundada em 1984 na China e hoje é uma fabricante de capital aberto. Os primeiros veículos da empresa eram caminhões produzidos em pequena escala, e os primeiros carros de passeio começaram a ser fabricados em 1993. Em 2020, as marcas do grupo Great Wall venderam 1.111.598 unidades.

    Hoje, a Great Wall tem 7 unidades produtivas somente na China, além de outras 5 linhas de montagem, em países como Rússia, Malásia, Bulgária, Tunísia e Equador, sendo algumas delas em parceria com empresas locais. Com a unidade equatoriana, as marcas da Great Wall já operam no próprio Equador, além de Argentina, Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile.

    Inicialmente, a Great Wall Motors vendia seus veículos com o próprio nome. Em 2013, criou a divisão Haval, focada em utilitários esportivos. Hoje, tal marca oferece 18 modelos, que vão desde subcompactos, como o H1, até SUVs de médio porte, como o H9, passando por modelos com visual mais moderno e aparência de cupê, como os F5, F7, Jolion e Chitu. No entanto, o modelo mais oferecido globalmente pela marca é o H6.

    Em abril de 2017, a Great Wall lançou mais uma marca, a Wey, em homenagem a seu fundador Jack Wey. A nova divisão também oferece SUVs, mas tem foco nos mercados de luxo. Dela, surgiu a Tank, direcionada a veículos com apelo fora-de-estrada. Em 2018, foi criada a Ora, especializada em oferecer veículos elétricos. Em 2020, com o anúncio de que não se iria mais comercializar veículos com a marca Great Wall, as picapes da empresa passaram a ser oferecidas por uma nova submarca, a GWM.

    Haval H6 e Jolion, os mais cotados para o Brasil

    De olho no crescimento do segmento de utilitários esportivos no Brasil, um dos principais produtos da Great Wall cotado para o Brasil é o Haval H6. Além de já ser oferecido internacionalmente, o SUV de porte médio-grande tem medidas e proposta muito similares às de modelos como Volkswagen Tiguan All-space e o CAOA Chery Tiggo 8.

    O atual Haval H6 tem 4,65 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,72 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, oferecendo espaço para até 5 ocupantes. Ele pode ser equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina, desenvolvendo 168 cv de potência e 29 kgfm de torque, ou um 2.0 turbo a gasolina com, respectivamente, 210 cv e 33,4 kgfm. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem com sete velocidades.

    Outro modelo da Haval que seria uma boa pedida para o mercado brasileiro é o Jolion. Também é um SUV para 5 passageiros, mas com dimensões levemente menores e visual bem mais moderno, colocando-o em posição para brigar com o líder entre os SUVs médios no Brasil: o Jeep Compass.

    O Haval Jolion tem 4,47 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e 2,70 m de comprimento, medidas muito similares às do Compass. Sob o capô aparece sempre o motor 1.5 turbo, mas entregando 150 cv e 22,4 kgfm. O câmbio também pode ser o mesmo automatizado do SUV maior, mas há opção por uma transmissão manual de seis marchas. Com isso, além de rivalizar com o Jeep, o Jolion poderia brigar ainda com os recém-apresentados Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.

    Outro ponto interessante compartilhado pelos dois SUVs da Haval é o grande foco na tecnologia embarcada. Tanto o H6 quanto o Jolion trazem de série um painel de instrumentos digital, equipamento que é opcional no Jeep Compass e no Toyota Corolla Cross. A central multimídia dos modelos da Haval já tem 12,3” de tela e a dupla conta com Head-Up Display (HUD) que projeta informações básicas no para-brisa para que o motorista não tire os olhos da estrada. 

    Nos modelos automáticos, a alavanca de seleção de marcha é giratória. Jolion e H6 ainda contam com um pacote recheado de equipamentos de segurança, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, câmeras com visão 360 graus, assistente de estacionamento, alerta de mudança involuntária de faixa, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. 

    Conheça os carros da Great Wall

     

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