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    Incêndio no Japão pode prejudicar produção de carros no mundo todo

    As consequências para os fabricantes de automóveis podem se espalhar para além do Japão, chegando às empresas automotivas da Europa e dos Estados Unidos

    Maki Shiraki, Eimi Yamamitsu e Noriyuki Hirata, da Reuters

    Toyota, Nissan, Honda e outras montadoras japonesas correram na segunda-feira para avaliar o impacto em sua produção por conta de um incêndio em uma fábrica de chips da Renesas Electronics que poderia agravar uma escassez global de semicondutores.

    A Renesas disse que levará pelo menos um mês para retomar a produção em uma linha de wafer de 300 mm em sua planta de Naka, no nordeste do Japão, depois que uma falha elétrica causou um incêndio nas máquinas na sexta-feira e despejou fumaça na sala estéril.

    As consequências para os fabricantes de automóveis podem se espalhar para além do Japão, chegando às empresas automotivas da Europa e dos Estados Unidos, porque a Renesas tem cerca de 30% do mercado global de chips de unidade de microcontrolador usados ??em carros.

    “Estamos coletando informações e tentando ver se isso nos afetará ou não”, disse um porta-voz da Honda. Outras montadoras, incluindo a Toyota e a Nissan, disseram que também estão avaliando a situação.

    Dois terços da produção na linha afetada são chips automotivos. A Renesas também tem uma linha de wafer de 200 mm em sua planta de Naka que não foi afetada.

    As preocupações com o impacto do incêndio atingiram as ações de automóveis, com as três grandes, Toyota, Honda e Nissan, fechando em pelo menos 3,3%. As ações da Renesas caíram  5,5% e terminaram em baixa de 4,9%. O índice de referência Topix caiu quase 1%.

    “Provavelmente levará mais de um mês para voltar ao abastecimento normal. Considerando isso, até mesmo a Toyota enfrentará uma produção muito instável em abril e maio”, disse Seiji Sugiura, analista sênior do Tokai Tokyo Research Institute. “Acho que a Honda, a Nissan e outras fabricantes também enfrentarão uma situação difícil.”

    Semicondutores como os fabricados pela Renesas são usados ??extensivamente em carros, incluindo para monitorar o desempenho do motor, gerenciar a direção ou janelas automáticas e em sensores usados ??em sistemas de estacionamento e entretenimento.

    Governo promete ajuda

    A Nissan e a Honda já foram forçadas a reduzir os planos de produção por causa da escassez global de chips, resultante da crescente demanda dos fabricantes de produtos eletrônicos e uma recuperação inesperada nas vendas de carros após uma queda durante os primeiros meses da pandemia do coronavírus.

    A Toyota, que tem acordos com alguns fornecedores de peças para estocar chips, tem se saído melhor até agora.

    “Pode levar três meses ou mesmo meio ano para uma recuperação completa”, disse Akira Minamikawa, analista da empresa de pesquisa de tecnologia Omdia. “Isso aconteceu quando os estoques de cavacos estão baixos, então o impacto será significativo.”

    As montadoras europeias disseram na segunda-feira que ainda não podiam avaliar se o incêndio teria algum impacto no fornecimento global de chips. A BMW da Alemanha disse que suas fábricas estavam funcionando, embora o fornecimento de semicondutores em geral permanecesse apertado.

    Um porta-voz da francesa Renault disse que atualmente é difícil avaliar o impacto do volume “dada a complexidade da cadeia de abastecimento de semicondutores”.

    A Volkswagen, a segunda maior montadora do mundo, confirmou que não tem contratos de fornecimento direto com fabricantes de semicondutores. “É claro que cada escassez adicional no setor restringe ainda mais a oferta global”, disse o documento.

    A Renesas disse que seus clientes, que são em sua maioria fabricantes de peças automotivas em vez de montadoras, começarão a ver as remessas de chips cair em cerca de um mês.

    A empresa se recusou a dizer qual máquina pegou fogo por causa da falha elétrica ou qual empresa a fabricou.

    O governo japonês prometeu ajuda para a indústria automobilística.

    “Tentaremos firmemente ajudar a fábrica de Naka a conseguir uma restauração rápida, ajudando-a a adquirir rapidamente equipamentos de manufatura alternativos”, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, em entrevista coletiva na segunda.

    O último incidente nas instalações de Naka aconteceu depois que um terremoto no mês passado interrompeu a produção por três dias e forçou a Renesas a esgotar ainda mais os estoques de chips para atender aos pedidos.

    A usina foi fechada por três meses em 2011, após o terremoto mortal que devastou a costa nordeste do Japão.

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