Leão-marinho escapa de recinto no zoológico do Central Park durante enchentes em Nova York
Equipe monitorou a aventura inesperada do mamífero enquanto esperava seu retorno; animal não deixou as dependências do zoológico
Um leão-marinho fêmea escapou brevemente de seu recinto no zoológico do Central Park, em Nova York, na sexta-feira (29), após uma forte chuva fazer sua piscina transbordar.
O animal conseguiu nadar para fora da piscina e andar pela área ao redor antes de retornar ao seu recinto, que ela divide com outros dois leões-marinhos, de acordo com um comunicado para a imprensa de Jim Breheny, vice-presidente executivo dos zoológicos e aquários da Wildlife Conservation Society.
Veja também — Chuvas fazem Nova York entrar em estado de emergência
A equipe do zoológico monitorou a aventura inesperada do mamífero marinho enquanto esperava seu retorno.
Os níveis de água na piscina dos leões-marinhos diminuíram desde o incidente, e todos os animais estão em seus devidos locais, ressaltou a nota.
“Nenhum funcionário ou visitante correu perigo e o leão-marinho permaneceu dentro do zoológico, nunca violando o perímetro secundário do zoológico”, disse Breheny.
O zoológico do Central Park faz parte da maior rede mundial de parques urbanos de vida selvagem, que também inclui os zoológicos do Bronx, do Queens, do Prospect Park e o aquário de Nova York.
Na manhã de sexta-feira, a Wildlife Conservation Society fechou todas as cinco instalações devido ao mau tempo. A chuva recorde desencadeou estado de emergência em Nova York e causou inundações em porões, escolas e metrôs.
“Fechamos nossos quatro zoológicos e aquários esta manhã para que a equipe pudesse se concentrar nos animais e em nossas instalações durante a tempestade”, destacou Breheny.
“A equipe de cuidados aos animais continuará monitorando a situação durante todo o evento climático”, observou.
Leões-marinhos da Califórnia, como os do zoológico do Central Park, são nativos da Costa Oeste dos Estados Unidos, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (Noaa, na sigla em inglês).
No país, espécie é protegida pela Lei de Proteção aos Mamíferos Marinhos. Quando adultas, as leões-marinhos fêmeas podem pesar até 240 quilos e medir até 1,80 metro de comprimento, seugundo a NOAA.