Saúde diz que capitais terão prioridade para receber vacina da Pfizer
Carregamento com um milhão de doses do imunizante está previsto para chegar no dia 29, em São Paulo; a distribuição às capitais começa no dia 30
O Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otavio da Cruz, afirmou nesta sexta-feira (23) em conversa com jornalistas, que o primeiro lote das vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/Biontech começam a ser distribuídas exclusivamente às capitais brasileiras.
O carregamento de 1 milhão de doses deve chegar no dia 29 de abril no aeroporto de Viracopos, em São Paulo, como antecipou a CNN, e já no dia 30 passam a ser distribuídas somente para as capitais dos estados.
De acordo com o secretário, ainda estão sendo estudadas as questões logísticas de transporte do imunizante da Pfizer para municípios menores.
Um dos principais impeditivos para a compra da vacina por parte do governo brasileiro era de que a temperatura ideal para armazenamento era entre -60º C e -90º C.
Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as temperaturas de armazenamento da vacina da Pfizer, que podem ser guardadas em recipientes de -25º C a -15º C, mas somente por até duas semanas. As câmaras de armazenamento dos imunizantes em postos de saúde não comportam temperaturas inferiores a essas.
A previsão para o mês de maio é que a Pfizer entregue em média 650 mil doses por semana, totalizando 2,5 milhões de doses no mês inteiro.