Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conasems: Cidades que não guardaram 2ª dose terão lotes reajustados de vacinas

    Secretário-executivo Mauro Junqueira explica que segundas doses enviadas a municípios que utilizaram todo o estoque serão descontadas em futuras remessas

    Produzido por Layane Serrano, da CNN São Paulo

    Pelo menos oito capitais brasileiras interromperam o uso da Coronavac por falta de doses. Algumas delas estão retomando a vacinação aos poucos, apenas para alguns grupos prioritários. Os dados são de uma pesquisa feita pela produção da CNN.

    De acordo com o secretário-executivo do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Mauro Junqueira, aqueles municípios que não respeitaram a regra de estocagem da segunda dose e utilizaram todos os imunizantes, vão receber um número maior agora para não perder o prazo de intervalo entre as doses, mas terão abatimento nas futuras remessas para compensar a distribuição.

    “O que nós conversamos e discutimos com o Ministério da Saúde e com os estados é que serão repostas estas doses, para que todos completem a imunização, e descontadas na próxima pauta porque não justifica aqueles que cumpriram toda a pauta corretamente ficarem com menos imunizantes”, explica.

    Como possível abrandamento da situação, o secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira, disse que 284 mil doses já estão sendo encaminhadas para todas as regiões do país.

    “Nós temos um levantamento dos municípios, que faltariam 600 mil vacinas para a segunda dose e, até segunda-feira (3), a gente deve encaminhar para atender todas estas pautas.”

    Mais doses em maio

    O secretário-executivo do Conasems afirma que está com mais esperança em relação à chegada de doses para acelerar a campanha de vacinação contra a Covid-19 em maio.

    “Sexta-feira (30), conversamos com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e ele nos animou muito. Nós recebemos na quinta-feira (29) as doses da Pfizer, que na segunda-feira (3) estarão nos maiores municípios e que têm capacidade de armazenar.”

    Além disso, ele ressaltou as novas entregas previstas pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Universidade de Oxford.

    “A AstraZeneca, através da Fiocruz, deve entregar um número importante de doses entre sábado (1º) e domingo (2). Saiu uma pauta também, de 4 milhões de doses através do Covax Facility, ou seja, a gente começa a ter uma esperança maior de que no mês de maio vamos chegar a um número muito expressivo, podendo chegar a 30 milhões de doses no mês de maio. Isso nos enche de esperança”, conclui.

    Tópicos