SP deve voltar à fase laranja quando ocupação estiver em 75%, avalia secretária
Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen falou à CNN sobre o retorno da fase vermelha no estado
O estado de São Paulo volta à fase vermelha do plano de combate à Covid-19 nesta segunda-feira (12). Com taxas de ocupação dos leitos de UTI acima dos 80%, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, avalia que o retorno à fase laranja, que permite maiores flexibilizações, deve acontecer somente com a maior disponibilidade de leitos de terapia intensiva.
“Assim que tivermos uma ocupação de leitos mais estável, mais segura, que nos permita a dar o próximo passo na flexibilização, isso será realizado”, afirmou, em entrevista à CNN. “Começamos a redução de internações, mas a taxa está entre 88% e 89% em todo o estado. [Para passar] à fase laranja, é 75% de ocupação. Indo agora para a fase vermelha, voltamos para o plano São Paulo, em que regiões com avanços mais rápidos podem ter flexibilização acelerada também”, completou.
A secretária ainda ressaltou os números positivos obtidos com a fase emergencial. “Tivemos uma segunda onda agora com pico que é mais que o dobro que a primeira. Mas ficou claro, duas semanas depois do início da fase emergencial, que revertemos uma curva que estava se acelerando nas internações.”
Fase vermelha
A fase vermelha, válida para todo o estado de São Paulo, vigora até o dia 18 de abril, próximo domingo. Entre as principais alterações, as lojas de materiais de construção, que tiveram o funcionamento suspenso na fase emergencial, poderão reabrir, desde que respeitados os protocolos sanitários. Escolas também poderão funcionar com 35% dos alunos presenciais.
Para comércios e o setor de alimentação, também volta a ser permitido o serviço de retirada (take away), incluindo restaurantes, shoppings e lojas em geral. Jogos de futebol e outros esportes profissionais foram retomados antes do início da mudança de fase (no último sábado, 10).