Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alemanha faz operação contra grupo neonazista que tentava doutrinar crianças

    Grupo de extrema-direita era racista, antissemita e fazia apologia daquilo que chamava de supremacia branca

    Américo Martinsda CNN , em Londres

    Foi fechado pelas autoridades alemãs mais um grupo neonazista, de extrema-direita, que teve todas as suas atividades digitais suspensas. A organização tentava doutrinar crianças em 12 estados do país.

    Mais de 700 policiais participaram de ações de busca e apreensão nas casas de trinta e seis membros e dirigentes do grupo Arten Guemmades Shaft, que significa algo como comunidade racial.

    O grupo de extrema-direita era racista, antissemita e fazia apologia daquilo que chamava de supremacia branca, incluindo a defesa de famílias exclusivamente brancas.

    Esta é a segunda ação desse tipo tomada nos últimos dias pelo governo alemão.

    Na Alemanha, onde surgiu o nazismo que levou o mundo à Segunda Guerra Mundial e causou a morte de milhões de pessoas, organizações de extrema-direita são proibidas de existir. Também é ilegal exibir promover a ideologia nazista ou outras questões antissemitas.

    Há uma semana, as autoridades realizaram operações semelhantes contra outro grupo racista de extrema-direita, denominado Hammerskins, uma violenta organização neonazista que teve origem nos Estados Unidos na década de 1980.

    As últimas medidas do governo ocorrem 10 meses depois das autoridades terem frustrado uma conspiração de extrema-direita para derrubar o governo democraticamente eleito na Alemanha.

    As medidas são adotadas para nunca mais permitir o desenvolvimento de ideologias autoritárias e antidemocráticas no país.

    Veja também: Polícia prende três pessoas por apologia ao nazismo e ao fascismo no RS

    Tópicos