Áustria faz 1º transplante de pulmão em paciente com Covid-19 na Europa
Hospital disse que a mulher de 45 anos não teria sobrevivido se não fosse submetida à cirurgia
A Universidade de Medicina de Viena, na Áustria, realizou o primeiro transplante de pulmão em uma paciente diagnosticada com o novo coronavírus na Europa. A operação foi conduzida na semana passada, segundo um comunicado divulgado pelo centro médico nesta segunda-feira (25).
O hospital disse que a paciente de 45 anos não teria sobrevivido se não fosse submetida à cirurgia, já que estava com insuficiência respiratória grave. Agora, segundo a instituição, ela se recupera bem.
“Em nossa visão, ela está excepcionalmente bem e não apresenta grandes problemas”, afirmou Walter Klepetko, chefe da cirurgia na clínica.
Assista e leia também:
Pneumologista explica como o novo coronavírus afeta os pulmões
Vídeo mostra os danos do coronavírus nos pulmões
Tomografia revela evolução do coronavírus em pulmões; veja antes e depois
O hospital disse que a paciente estava bem de saúde antes de dar entrada no local com sintomas do novo coronavírus, há oito semanas. Pouco depois, a condição dela se deteriorou dramaticamente.
“A situação era desesperadora”, afirmou Klepetko. “O pulmão parecia um bloco, não havia mais nada nele.”
O hospital descreveu a operação como “altamente complicada”, mas bem-sucedida. “Todos os órgãos estão trabalhando e estamos muito satisfeitos. Mas ainda vai levar um longo tempo até que possamos dar alta a ela”, disse Klepetko.