Marido de paciente com diagnóstico de coronavírus é segundo caso no DF
Ele se negava a fazer exames e só passou por análise após determinação judicial
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o Ministério da Saúde confirmaram, na manhã desta quarta-feira (11), o segundo caso de coronavírus no DF. Trata-se do marido da paciente com COVID-19 internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Com isso, o número de casos confirmados no país vai a 35.
Conforme as informações divulgadas pelas pastas, o homem passou pelo primeiro teste em laboratório particular e teve a contraprova confirmada. Ele está em casa e permanece sem sintomas.
O homem circulou livremente pelo hospital durante a internação da esposa e só se submeteu ao exame após ser intimado pela Justiça do DF. Além disso, ele recebeu ordem judicial para ficar isolado em casa. Caso descumpra a determinação, a multa é de R$ 5 mil a R$ 20 mil.
Ainda não foi ifnormado se as pessoas com quem ele teve contato estão sendo procuradas. O homem e a esposa não tiveram os nomes divulgados.
Na terça-feira (10), a Secretaria de Saúde informou que a mulher teve febre alta, o que preocupou a equipe médica. Ela chegou a apresentar recuperação durante dois dias, mas piorou e segue respirando por aparelhos.
São Paulo tem 19 pacientes, seguido de Rio de Janeiro (8), Bahia (2) e Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, com um cada. Até a tarde de terça-feira (10), a pasta contabilizava 893 casos suspeitos.