Correspondente Médico: ‘vacina de vento’ pode causar embolia gasosa
Na edição desta sexta-feira (19) do quadro, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre a falsa aplicação de vacina contra a Covid-19
Na edição desta sexta-feira (19) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre a falsa aplicação de vacina contra a Covid-19. Segundo ele, a “vacina de vento” pode causar embolia gasosa.
“É algo preocupante. Pode causar [embolia gasosa] com a injeção de ar no braço? Em teoria, sim. Por isso os profissionais dão aquela puxadinha no êmbolo primeiro para ter certeza que a ponta da agulha não está dentro de um vasinho para não colocar dentro do aparelho cardiovascular aquele imunizante. Se você não faz isso com ar e dar o azar [da agulha] estar dentro de um vaso, você teria em teoria o risco de embolia gasosa.”
“Embolia gasosa é quando existe entrada de ar dentro do aparelho cardiovascular. Essa bolha de ar pode trafegar pelas veias até chegar no coração, e quando esse sangue vai para a região do pulmão, entupir todo o sistema, podendo causar diversos problemas, inclusive a morte”, disse Gomes.
(Publicado por Leonardo Lellis)