Estudo preliminar indica que vacina de Oxford reduz transmissão da Covid em 67%
Cientistas também esperam obter resultados em breve sobre a eficácia do imunizante contra as novas variantes do vírus
A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19 pode reduzir a transmissão da doença em 67% depois da primeira dose. A informação foi publicada em estudo preliminar divulgado nesta terça-feira (2) na revista científica Lancet.
O mesmo estudo também mostrou que a vacina oferece 76% de eficácia contra infecções sintomáticas, durante três meses, após uma única dose. Após a segunda injeção, a eficácia sobe para 82,4%, de acordo com os pesquisadores da universidade britânica.
Os cientistas esperam obter resultados em breve sobre a eficácia da vacina de Oxford/AstraZeneca contra as novas variantes do coronavírus.
A instituição afirmou que as descobertas dão suporte à decisão da Grã-Bretanha de estender o intervalo entre as doses iniciais e as doses de reforço para 12 semanas.
O professor Andrew Pollard, investigador-chefe do Oxford Vaccine Trial e coautor do artigo, afirmou que esses novos dados fornecem uma verificação importante dos dados provisórios que foram usados por mais de 25 reguladores que autorizaram o uso da vacina.
Sob supervisão Giovanna Bronze